Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/12/2013 - 06:49

ABTL avalia 147 itens em emergência simulada no Terminal da Ultracargo

A ABTL – Associação Brasileira de Terminais de Líquidos realizou, no dia 10 de dezembro(terça-feira), um novo Exercício Simulado de Emergência. Desta vez, aconteceu no Terminal da Ultracargo, na Alemoa, em Santos.

O exercício durou cerca de 90 minutos e contou com a presença de membros do Plano Integrado de Emergência (PIE/ABTL), Corpo de Bombeiros 6º GB, Defesa Civil, GPORT, CET, Ecovias e Polícia Rodoviária, entre outros órgãos. Foram avaliados itens como: contenção de derrame de produto na terra e na água, substituição de material danificado, retirada de resíduos, atendimento à vítima e outros, totalizando 147 itens.

Cenário do Simulado - Durante a operação de carregamento de etanol em um caminhão tanque na plataforma de carregamento na “Área dos Químicos III” houve falha no fornecimento de energia elétrica. O motivo foi a queda de um raio que não foi percebida pelo operador, causando a paralisação do equipamento de controle de carga. Pela força da gravidade, o carregamento prosseguiu, ocasionando o transbordamento do produto. O vapor do derramado e contido nas canaletas de drenagem entrou em contato com uma fonte de ignição, produzida pela partida de outro veículo, que saía da plataforma, dando origem a um incêndio. O fogo atingiu o veículo, o produto derramado no piso da plataforma e os equipamentos instalados no local.

Para o coordenador do PIE/ABTL, Flávio Zilli, a experiência foi positiva. “Como em todos os exercícios, a ação foi muito positiva. Este é um trabalho preventivo para que as empresas estejam preparadas, caso ocorra algum acidente. Aqui na Ultracargo hoje, realizamos uma das três atividades que são desenvolvidos anualmente”.

Carlos Alberto de Castro, diretor -executivo da ABTL, ressaltou a importância do simulado. “É preciso lembrar sempre que é uma emergência fictícia, porém, o atendimento é real. É um aprimoramento de nossa capacidade de resposta a uma emergência”.

Já o 1º tenente do 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros, Rodrigo Carvalho Eulálio, enalteceu a importância da ação e a iniciativa da ABTL e Ultracargo. “Parabenizo a iniciativa. O objetivo é integrar a ABTL, as empresas e todas as forças vivas da região. O que salva vidas não é a atuação do Grupamento de Bombeiros em si, e sim, a preparação através de treinamento para um melhor desfecho da ocorrência”.

Quem também se manifestou foi o gerente de operações da Ultracargo, Claudio Gonçalves. “O simulado é essencial para o Terminal e faz parte do treinamento das equipes, por estar situado em um ambiente exposto a riscos. O exercício aconteceu conforme os procedimentos previstos, e não poderia deixar de agradecer ao grupo do PIE, bombeiros, todos os órgãos e participantes deste exercício”.

A ABTL é uma associação nacional e tem como objetivo o aprimoramento contínuo da qualidade ambiental e técnica dos terminais de líquidos. Atualmente, a ABTL é composta por Terminais presentes nos principais portos brasileiros, entre eles Santos (SP), Aratu (BA), Itaqui (MA), Suape (PE), Rio Grande (RS), Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ) e Ladário (MS)

Ultracargo- Maior empresa privada de armazenagem de granéis líquidos do Brasil, especialmente químicos, petroquímicos, etanol, biocombustíveis e óleos vegetais, a Ultracargo faz parte do Ultra, um dos maiores grupos econômicos do Brasil.

A prioridade da Ultracargo é a busca pelo crescimento contínuo e sustentável, apoiada por uma sólida infraestrutura e profissionais dedicados a oferecer soluções flexíveis, seguras e confiáveis que atendam às necessidades dos nossos clientes. Sua liderança, conquistada ao longo dos mais de 46 anos de existência, é baseada em investimentos em infraestrutura, localização estratégica nos principais portos brasileiros, confiabilidade na segurança de processos, eficiência na capacitação, bem estar do nosso capital humano, além de práticas consistentes de sustentabilidade.

A capacidade operacional da empresa é de 860 mil m³, resultado de diversas aquisições e ampliações. Em 2012, adquiriu o Terminal Marítimo do Maranhão (TEMMAR), no Porto de Itaqui (MA), o segundo maior no país em movimentação de granéis líquidos e responsável pelo abastecimento de combustíveis nos Estados do Maranhão, Piauí e Tocantins. Essa é a terceira aquisição da Companhia em quatro anos, que em junho de 2008, agregou ao seu negócio a União Terminais, uma das maiores operadoras de granéis líquidos do porto de Santos (SP); e, no fim de 2009, adquiriu outro terminal no porto de Suape (PE), que pertencia a Puma Storage do Brasil. Atualmente, conta com 593 colaboradores, e é responsável pela operação de 112 mil carretas, 797 navios e cinco mil vagões dos seus clientes. Em 2012, acumulou uma variação positiva de 23% na ocupação média de seus terminais e um Ebitda de R$145 milhões. [www.ultracargo.com.br/br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: