Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/11/2007 - 10:29

IFS lança vertical para o setor de biocombustível

Fornecedora apresenta ao mercado sua solução de gestão empresarial para a área de biodiesel que atende às necessidades específicas deste segmento.

Devido à atual consagração do biocombustível como fonte de energia limpa e renovável, o estabelecimento de padrões de qualidade tem se tornado primordial para sua adoção ser bem sucedida. Além da instituição do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel pelo Governo Federal para incentivar a produção e a introdução do biodiesel de forma sustentável, tanto técnica, como economicamente, a partir de 13 de janeiro de 2008, passa a vigorar a obrigatoriedade da adição de 2% do combustível no diesel.

Com o objetivo de apoiar a expansão do segmento, a IFS, uma das companhias líderes globais na implantação do software ERP (Enterprise Resource Planning), lança uma ferramenta de gestão empresarial que adere às exigências e características próprias do método de fabricação do biodiesel.

De olho na atual estrutura nacional de produção do combustível biodegradável e no volume de plantio bastante reduzido, basicamente composto por experiências com plantas-piloto, a empresa sueca, amparada por sua expertise na disseminação das melhores práticas de negócio, apresenta ao mercado um aplicativo que monitora todas as técnicas do processo, desde o recebimento da matéria-prima até o cálculo do faturamento.

Quando ocorre o recebimento da matéria prima, que pode ser gordura animal ou óleo vegetal, a solução da IFS, o IFS Applications, permite a análise da acidez que determina sua compatibilidade ao uso. Para o balizamento dos níveis limites de acidez são consideradas a corrosividade e viscosidade das misturas.

O procedimento mais utilizado atualmente para a produção do biodiesel é a transesterificação, que consiste na reação química dos óleos vegetais ou das gorduras animais com o álcool comum, etanol ou o metanol, estimulada por um catalisador. O software controla todos os aspectos do produto, como a densidade - estipulada a 20° C, a validade e o lote, conforme as especificações da legislação brasileira.

A ferramenta administra a extração da glicerina, substância derivada do combustível que possui aplicações diversas na indústria química. Com a execução do programa brasileiro de incentivo ao biodiesel, prevê-se um acréscimo de aproximadamente 100 mil toneladas por ano do composto, desencadeando uma demanda por alternativas ao seu uso.

O IFS Applications tem uma funcionalidade exclusiva para a geração mensal da DMP (Demonstrativo de Produção e Movimentação de Produto), assim como efetua a transmissão das informações obrigatórias sobre processamento, movimentação, comercialização, estoque e discriminação de recebimento e entrega de matérias primas referentes às atividades no segmento à ANP (Agência Nacional do Petróleo).

Como o Governo Federal assegura ao produtor a escolha pela combinação de elementos que vai utilizar, se será gordura animal ou óleo vegetal, dependendo do preço de mercado, o software coordena o planejamento das necessidades de materiais e recursos, além de apurar e absorver os custos de produção.

O software também garante a realização das revisões de receitas acumuladas e do faturamento, inclusive efetuando a conversão de unidade de medida para os contratos da Petrobrás, em que o volume é faturado de acordo com a densidade e temperatura do produto no momento do carregamento.

Perfil da IFS -A IFS é uma das companhias líderes globais no fornecimento de software de gestão empresarial com base em componentes desenvolvidos com a utilização de padrões abertos. Sua solução de ERP, o IFS Applications, oferece às empresas a abordagem do ciclo de vida integrado para o gerenciamento de ativos, serviços e produtos, permitindo que elas possam utilizar os conceitos de empresa otimizada, além de realizar o controle de custos, medições de performance e aumentar a eficiência na cadeia de fornecimento. A empresa oferece verticais para a área de negócios de empresas dos setores de espaço aéreo e defesa, automotivo, gerenciamento de construções e instalações, alta tecnologia, manufatura industrial, processo, serviços públicos e telecomunicações. Trabalhando em estreita colaboração com seus parceiros, no Brasil a empresa conta hoje com cerca de dez canais e atende a mais de 100 empresas. || www.ifsworld.com/br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira