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28/11/2013 - 07:50

PSA Peugeot Citroën e PUC-Rio oficializam a criação do OpenLab de Eficiência de Motores a Biocombustíveis


Jean Marc Finot, Diretor de Pesquisa e Engenharia Avançada da PSA Peugeot Citroën, Francisco Ivern, Vice-reitor da PUC-Rio, e Sylvain Allano, Diretor Científico e de Tecnologias Futuras da PSA Peugeot Citroën

A PSA Peugeot Citroën e a PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) assinaram, no dia 27 de novembro (quarta-feira), um acordo para a criação de um OpenLab, que pesquisará temas ligados à eficiência de motores e inovações tecnológicas no campo dos biocombustíveis. A assinatura aconteceu na Reitoria da PUC, no Rio de Janeiro.

Na cerimônia, estiveram presentes executivos da PSA Peugeot Citroën: Jean Marc Finot, Diretor de Pesquisa e Engenharia Avançada, Sylvain Allano, Diretor Científico e de Tecnologias Futuras; e da PUC-Rio: Francisco Ivern, vice-reitor, Sergio Bruni, vice-reitor para Desenvolvimento, Sergio Braga, diretor do Instituto de Energia (IEPUC), Carlos Valois, diretor do Departamento de Engenharia Mecânica do Centro Técnico Científico (CTC/PUC-Rio) e Ana Rosa Martins, do Instituto de Tecnologia (ITUC).

Este OpenLab em parceria com a PUC-Rio faz parte do Projeto StelLab (Science Technologies Exploratory Lean Laboratory), criado pelo Grupo PSA Peugeot Citroën em 2010. Trata-se de uma estrutura de contatos entre parceiros científicos com a missão de coordenar os OpenLabs e criar uma rede interdisciplinar de intercâmbios e de diálogo entre cientistas e especialistas da PSA Peugeot Citroën. Sua ambição: identificar e desenvolver as novas tecnologias e inovações do veículo do futuro. Todos os estudos da PUC-Rio serão feitos nos três laboratórios de engenharia veicular da universidade, incluindo o novo Centro de Desenvolvimento em Energia e Veículos, já em fase de construção, em Xerém. Estes laboratórios estão vinculados ao Instituto de Energia da PUC-Rio (IEPUC) e ao seu Departamento de Engenharia Mecânica. Os projetos vão abranger o estudo da combustão, da estabilidade e adaptação dos motores a diferentes biocombustíveis.

“Nossa equipe brasileira de Pesquisa e Desenvolvimento é referência mundial dentro do Grupo PSA Peugeot Citroën nas áreas de Biocombustíveis. Buscamos com essa parceria o desenvolvimento de tecnologias mais eficientes e sustentáveis para motores e biocombustíveis no Brasil. Fazer parte dessa grande rede que é o StelLab, mostra todo o nosso know-how e importância dentro do Grupo PSA” afirma François Sigot, diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Design América Latina da PSA Peugeot Citroën.

De acordo com o professor Sergio Braga, coordenador do projeto e diretor do IEPUC, a oportunidade confirma a excelência dos serviços prestados pela universidade. “Temos um corpo técnico top de linha na área, pronta para realizar todos os testes necessários para dar andamento às pesquisas. Além dos recursos humanos, no que diz respeito a equipamentos, estamos preparados para auxiliar a PSA Peugeot Citroën em todos os estudos necessários a respeito de biocombustíveis”, declara Braga.

O CTC/PUC-Rio - Fundada em 1940, a PUC/Rio destaca-se por seu Centro Técnico Científico (CTC/PUC-Rio), que agrega cerca de 5 mil alunos, 140 laboratórios de ponta e 190 professores, a maioria com doutorado. Os professores da PUC-Rio atuam na pós-graduação e na graduação simultaneamente, exercendo o papel de docentes e de pesquisadores de reconhecida excelência, permanentemente ligada à comunidade científica nacional e internacional, bem como ao setor produtivo, por intermédio de acordos de cooperação e de convênios com empresas. Neste contexto, o Laboratório de Engenharia Veicular, LEV, foi concebido em 2000 e inaugurado em 2003. Para lá se transferiram as pesquisas nas áreas de motores e combustíveis. Em suas instalações, com cerca de 900 m², abriga modernos equipamentos capazes de testar veículos, como dinamômetros de chassis e motores, piloto robô, sistemas de análise de gases e uma moderna máquina de compressão rápida para estudos avançados da combustão, entre outros. Com o passar dos anos, o espaço do LEV foi ficando pequeno e duas novas unidades, LEV2 e LEV3, estão em construção. Fruto de parcerias com empresas do setor de petróleo e automotivo e com o Governo Federal está em fase final de construção o LEV3, um moderno centro de pesquisas aplicadas.

A PSA Peugeot Citroën no Brasil - Segunda maior montadora da Europa, a PSA Peugeot Citroën está presente industrialmente no país desde 2001, quando foi inaugurado o Centro de Produção de Porto Real, no Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, a unidade industrial produz os modelos Peugeot 208, 207, 207 Passion e Hoggar e os Citroën C3, Aircross e C3 Picasso. Em Porto Real, o Grupo PSA também fabrica motores de 1,4, 1,5 e 1,6 litro flexfuel e a gasolina (para exportação).

No Brasil, o Grupo PSA conta ainda com a sede de um dos seus centros mundiais de Pesquisa, Desenvolvimento e Design: o Latin America Tech Center. No total, somando as atividades industriais, comerciais e de Pesquisa & Desenvolvimento, a PSA Peugeot Citroën possui cerca de 5.000 colaboradores efetivos no país.

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