Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/11/2013 - 07:30

BRIX lança ferramenta inovadora para leilões de energia

Novo formato terá estreia no certame da Eletronorte programado para o dia 27 de novembro.

Rio de Janeiro – A BRIX, plataforma eletrônica pioneira no Brasil de negociação de energia elétrica, desenvolveu uma nova ferramenta para a realização de leilões de compra e venda de energia elétrica no mercado livre, em parceria com a ICE (Intercontinental Exchange), líder mundial em bolsas de energia. Esta funcionalidade de comercialização tem o intuito de atender a uma demanda específica do mercado brasileiro. “Como grande parte das contratações de energia no País são de longo prazo e há tradição de comercialização por meio de leilões, a plataforma oferecida pela BRIX respeita a cultura transacional local e oferece maior transparência, segurança e eficiência operacional, atributos já comuns às operações ocorridas no ambiente spot da BRIX”, afirma o CEO da empresa, Levindo Santos.

O novo formato proporciona acompanhamento simultâneo dos lances por todos os participantes em tempo real. “Em outros modelos usados no mercado local para realização de leilões, muitas vezes as negociações são feitas por e-mail ou até mesmo telefone, o que naturalmente compromete a visibilidade transacional e a capacidade de acompanhamento dos lances por todos os envolvidos”, elucida Santos. “Nosso objetivo é criar um padrão para realização de leilões de energia no País, pautado pelas mais elevadas referências de governança e segurança transacionais disponíveis. Acreditamos que o conhecimento equânime das regras do leilão adiciona confiança e estimula o interesse comercial dos participantes. Ao mesmo tempo, a ferramenta de leilão da BRIX é flexível o suficiente para permitir customizações necessárias para refletir particularidades de cada certame”, completa o executivo.

Adicionalmente, os participantes de leilões na plataforma BRIX são pré-cadastrados, o que assegura que sejam todos agentes de mercado devidamente autorizados e adimplentes junto à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e, portanto, aptos a transacionar. Finalmente, na BRIX as transações são precedidas de uma avaliação do risco de crédito pelas contrapartes, uma formalização que reforça ainda mais a segurança transacional.

A nova ferramenta foi escolhida para a execução do próximo leilão de venda de energia da Eletronorte. Programado para 27 de novembro, o certame ofertará energia para o submercado Norte, com entrega para os períodos de 2015/2017 e 2015/2019.

A BRIX é a primeira plataforma eletrônica de negociação de energia elétrica, disponível a todos os agentes do Ambiente de Contratação Livre (ACL), que integra os participantes em um leilão permanente e multilateral. A BRIX conta com a tecnologia de ponta desenvolvida pela ICE – Intercontinental Exchange, líder mundial em bolsas de energia e outras commodities. | www.brix.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: