Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/11/2013 - 08:55

Helibras assina Memorando de Entendimento com a UNIFEI para desenvolvimento do helicóptero brasileiro


A partir do acordo, empresa e universidade pretendem participar de programa do Governo para financiamento do projeto.

A Helibras assinou, no dia 23 de novembro (sábado), um Memorando de Entendimento com a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) para definir atividades comuns de desenvolvimento e engenharia entre as partes, bem como as horas de trabalho a serem executadas pela UNIFEI em conjunto com outros parceiros da Helibras no projeto do helicóptero brasileiro apresentado no edital da Inova Aerodefesa. Em cerimônia realizada no casarão histórico da Universidade, no centro da cidade mineira, assinaram o documento o presidente da Helibras, Eduardo Marson, e o reitor da UNIFEI, professor doutor Dagoberto Alves de Almeida.

O memorando permitirá a participação conjunta das partes no Inova Aerodefesa, um programa de apoio aos setores Aeroespacial, de Defesa e de Segurança no país, realizado pela Agência Brasileira de Inovação (FINEP), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Ministério da Defesa e Agência Espacial Brasileira (AEB). O programa vai selecionar planos de negócios de empresas brasileiras que contemplem temas comprometidos com a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação das cadeias produtivas destes segmentos. No caso da Helibras, trata-se do projeto pioneiro de concepção, desenvolvimento e produção de um helicóptero em território nacional.

O projeto para a concepção de um helicóptero nacional já foi apresentado pela Helibras ao programa Inova Aerodefesa e aguarda aprovação das entidades julgadoras. “Há anos não tínhamos um edital de fomento à indústria, inovação e tecnologia como esse no Brasil, e é mais um passo importante para a empresa, para o desenvolvimento da Indústria Nacional de Defesa e para a maior proximidade das instituições acadêmicas com o mercado. Estamos aguardando as entidades julgadoras com muita expectativa de sermos selecionados”, diz Eduardo.

Palestra para alunos da UNIFEI-A assinatura do convênio foi um dos diversos eventos que marcaram as comemorações do centenário da universidade, comemorado no próprio dia 23. Entre eles, destaca-se o Seminário Educação, Tecnologia e Infraestrutura, ocorrido na quarta-feira (20), no qual se discutiu a evolução do ensino da engenharia em comparação com o desenvolvimento tecnológico do Brasil.

Na mesa “Educação e Indústria”, Eduardo Marson ministrou palestra na qual apresentou a Helibras aos alunos e demais públicos, mostrando o passado, o presente e expectativa de futuro da empresa. Também compuseram este painel o diretor geral da Intermec by Honeywell, Carlos Conti, e o gerente de Inteligência Estratégica da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Paulo César Bicalho, mediados pelo professor doutor Fábio Fowler, coordenador do Curso de Administração da UNIFEI.

Perfil - A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros e completa, em 2013, 35 anos de atividades. Desde a sua fundação, em 1978, a empresa já entregou mais de 700 helicópteros no Brasil, sendo 70% do modelo Esquilo, fabricado em Itajubá (MG). Desde 2012, está produzindo o modelo EC725 (militar), tendo construído uma nova linha de montagem e ampliado todas as suas instalações para esse novo programa. A Helibras é associada ao Grupo Eurocopter, maior fornecedor mundial do setor, controlado pela EADS - European Aeronautic Defence and Space Company. Com participação superior a 50% na frota brasileira de helicópteros a turbina, a Helibras mantém instalações em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Sua fábrica, que emprega mais de 800 profissionais e tem capacidade de produção de 36 aeronaves por ano, produz e customiza diversos modelos que atendem aos segmentos civil, governamental e militar. Em 2012, a empresa registrou faturamento total de R$ 351,586 milhões. |www.helibras.com.br.

Eurocopter e a EADS - Fundado em 1992, o grupo franco-alemão-espanhol Eurocopter é uma divisão do Grupo EADS e emprega aproximadamente 22 mil pessoas. Em 2012, a Eurocopter confirmou sua liderança mundial na fabricação de helicópteros com um volume de negócios de € 6,3 bilhões, encomendas de 469 novos helicópteros e 44% de participação de mercado nos segmentos civil e governamental. Os helicópteros do Grupo são responsáveis por 33% da frota mundial nos mercados civil e governamental. A forte presença internacional da Eurocopter é garantida por suas subsidiárias e participações em 21 países. Sua rede mundial de centros de serviços, de treinamento, distribuidores e agentes certificados oferecem suporte a cerca de 2.900 clientes. Atualmente, há mais de 11,7 mil helicópteros Eurocopter em operação em 148 países. A Eurocopter oferece a maior gama de helicópteros civis e militares do mundo e está totalmente comprometida com a segurança, sendo este o aspecto mais importante de seus negócios.

A EADS é um líder global nos setores aeroespacial, defesa e serviços relacionados. Em 2012, o grupo - que reúne Airbus, Astrium, Cassidian e Eurocopter/Helibras - teve uma receita de 56,5 bilhões de euros e gerou mais de 140.000 empregos no mundo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2022 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira