Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/11/2013 - 07:41

Tecon Salvador volta a ser líder na movimentação de frutas do Vale do Rio São Francisco


Terminal já escoou 52% do volume total da safra e se consolida como principal porta de saída da carga para atender o mercado externo.

Quase um ano após sua expansão e modernização, o Tecon Salvador – operado pelo grupo Wilson Sons – voltou a ser a principal porta de saída para o escoamento da safra de frutas do Vale do Rio São Francisco. Até o final de outubro, passou pelo terminal de contêineres 52% do volume da safra deste ano. Foram movimentadas, de setembro a outubro, aproximadamente 60 mil toneladas para atender os mercados da América do Norte (Estados Unidos e Canadá), Mediterrâneo e Norte da Europa.

A região do Vale do Rio São Francisco abrange uma área em torno de 1,5 mil hectares, onde estão instaladas 14 empresas exportadoras de uva fina de mesa e manga “in natura”. Neste ano, a produção será escoada até o começo de dezembro, porém o pico da safra já foi atingido em outubro. Além do Porto de Salvador, que se encontra mais próximo da região, a carga costuma sair pelos portos de Natal (RN), Pecém (CE) e Mucuripe (CE).

“O Tecon Salvador recuperou posição de destaque no escoamento da uva e manga graças aos investimentos no terminal. Aumentamos o número de tomadas para receber cargas refrigeradas, ampliamos o calado e o cais de atracação, e ainda melhoramos nossas operações logísticas”, afirma a gerente comercial do terminal, Patrícia Iglesias. No mesmo período de 2012, o Tecon Salvador foi responsável pela movimentação de 36% de toda safra – ante 52% registrado neste ano.

De um ano para outro, cresceram o número de serviços marítimos, aumentando os dias da semana com saídas do Porto de Salvador. Esse foi o caso do início das operações, em setembro, do navio da classe Santa, da Hamburg Sud, que atende países do norte europeu e da costa leste da América do Sul. Os novos serviços e a entrada de novos armadores ampliaram em 65% a oferta de contêineres refrigerados no terminal, que hoje conta com 678 tomadas frigoríficas no pátio.

“Um dos nossos grandes desafios em 2013 foi justamente ampliar a movimentação da safra de frutas. O setor comercial foi reestruturado para dar suporte e atendimento dedicado a esse tipo de clientes”, completa a gerente comercial. Entre as novidades, foi criado o Reefer Intelligence, canal exclusivamente voltado ao transporte de carga refrigerada, responsável por estudos e desenho de soluções para fomentar a movimentação no Tecon Salvador.

Perfil - O Grupo Wilson Sons é um dos maiores operadores integrados de logística portuária e marítima e soluções de cadeia de suprimento no mercado brasileiro, com 176 anos de experiência. A companhia conta com uma rede de atuação nacional e presta uma gama completa de serviços para as empresas que atuam na indústria de óleo e gás, no comércio internacional e na economia doméstica. As principais atividades do grupo são divididas em dois sistemas – Portuário e logístico e Marítimo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: