Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/11/2013 - 07:56

Empresa de reciclagem atende lei de política reversa há anos

Supply Service é especializada em reciclagem de óleo lubrificante e atua nesse segmento há mais de 20 anos.

Com a comprovação do mal que os óleos industriais e lubrificantes fazem à natureza, eles se tornaram os principais alvos do cuidado com o meio ambiente. Tanto que, na primeira fase da logística reversa, cinco setores produtivos precisam implantar o mecanismo. São eles: pilhas e baterias; pneus; óleos lubrificantes (bem como seus resíduos e embalagens); lâmpadas fluorescentes e seus componentes e, por fim, produtos eletrônicos e seus componentes.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a logística reversa é instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação?. Ela é uma parte, talvez a mais importante, da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que busca reestruturar a cadeia produtiva nacional introduzindo a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e logística reversa dos resíduos.

Na cidade de Tapiraí, localizada no seio da Mata Atlântica, a Supply Service já aplica essa dinâmica e consegue comprovar que tudo o que é coletado tem destino correto. Ao longo dos mais de 20 anos de atividade, a empresa se especializou em coletar, tratar e descartar corretamente o óleo e, também, os resíduos (embalagens, filtros, estopa, pano, areia) que tiveram contato com o óleo.

Segundo o presidente David Siqueira de Andrade, mesmo antes de todas as leis que existem em torno desse tema, a Supply já realizava o trabalho de reciclagem. “Desde 1992 nos tornamos especialistas no tratamento final de materiais contaminados com óleo e no rerrefino de óleo lubrificante. A lei da logística reversa já está em vigor, mas ainda não sentimos uma modificação relevante por parte da cadeia de valor com relação à necessidade de fechar o ciclo” completa.

Segundo ele, a Política Nacional de Resíduos Sólidos implica em certificar a destinação final dos resíduos até a fase final do descarte. 'Na Supply Service, tudo o que é coletado no posto de combustível ou indústria, por exemplo, é pesado e, em seguida, informado à CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), inclusive com certificado de destruição. Ou seja, fazemos tudo com muita transparência”, complementa Andrade.

Ainda de acordo com Andrade, os óleos lubrificantes estão entre os poucos derivados de petróleo que não são totalmente consumidos durante o seu uso. Depois de utilizado e quando queimado sem tratamento prévio, causa emissões significativas de óxidos metálicos, além de outros gases tóxicos. Além disso, pode apresentar riscos significativos porque, ao ser descartado na natureza, contamina o solo, subsolo e lençóis freáticos. Por isso foi um dos escolhidos entre os setores produtivos para a política reversa.

A Supply Service nasceu com a missão de oferecer serviços, produtos e soluções técnicas atualizadas e confiáveis, priorizando a segurança no ambiente de trabalho, a melhoria contínua dos processos, alta produtividade e maior economia. A empresa atua em todo o território nacional com soluções completas que vão desde a coleta e tratamento de resíduos industriais e sólidos oleosos, descarte, limpeza de tanques, lavagem por hidrojateamento, até a reciclagem e rerrefino de lubrificantes usados.

A empresa está instalada em um parque fabril de 26 mil m², sendo 7.300m² de área construída, localizado em Tapiraí (60km de Sorocaba). Atualmente, conta com frota de cerca de 100 veículos, entre caminhões tanque, de coleta, plataforma, bitrens, roll-on, entre outros. Também possui fábricas em Campo Grande (MS), São José dos Pinhais (PR) e Rio de Janeiro (RJ).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: