Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/10/2013 - 08:56

Voith Turbo apresenta novo sistema integrado de arranque e frenagem na Fenatran 2013

Solução foi desenvolvida especificamente para veículos extrapesados e combina a tecnologia de transmissão hidrodinâmica à mecânica.

A Voith, por meio da divisão Voith Turbo – líder mundial em soluções para transmissão de potência –, está entre os expositores Fenatran 2013 – Salão Internacional do Transporte, que acontece entre os dias 28 de outubro a 1º de novembro (segunda a sexta-feira),no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo (SP). No evento deste ano, a empresa fará o lançamento oficial no Brasil do VIAB (Wear-Free Integrated Starting and Braking System), sistema integrado de arranque e frenagem livre de desgaste, que combina a transmissão hidrodinâmica à mecânica.

Desenvolvido especificamente para veículos extrapesados para cargas especiais ou aplicações fora de estrada, o VIAB é um sistema inovador, que tem como principal componente um turbo acoplamento hidrodinâmico. Dessa forma, combina em um único conjunto as funções de partida e frenagem.

O VIAB permite excelente manobrabilidade em baixas velocidades, elevada capacidade de arranque, mesmo nas condições mais extremas de carga ou rampa; excelente controle de tração na partida, mesmo em baixas rotações; utilização otimizada da curva de torque do motor; menor consumo de combustível se comparado às soluções hidrodinâmicas convencionais; retarder primário integrado com excepcional poder de frenagem mesmo em baixa velocidade, inclusive em marcha-ré.

Para os fabricantes de veículos, as vantagens são a possibilidade de adaptar o comportamento de partida do motor, otimizando seu desempenho; entrada de torque de até 3.000 Nm; partida e frenagem com o mesmo circuito hidrodinâmico; menor peso e espaço de instalação reduzido.

“Trata-se de uma nova tecnologia, que garante maior eficiência do veículo por meio da combinação de um sistema hidromecânico de partida e frenagem a um sistema de transmissão automatizada. Comparado com os conversores de torque convencionais, o VIAB permite a utilização plena do motor em qualquer ponto da operação, resultando em menor consumo de combustível, menor custo operacional e maior disponibilidade do veículo”, conclui Rogério Pires, gerente-executivo da divisão automotiva da Voith Turbo.

Divisão Automotiva da Voith Turbo-Entre os mercados nos quais é líder, a Voith Turbo se destaca na área de mobilidade por seus sistemas de transmissão automática e retarders para ônibus, caminhões e veículos especiais.

Atualmente, mais de 200 mil ônibus urbanos ao redor do mundo operam equipados com transmissões automáticas da Voith. Além disso, mais de 500 mil caminhões e ônibus rodam com a segurança oferecida pelos retarders fabricados pela companhia. Apenas em São Paulo, 2 mil ônibus municipais rodam com transmissão automática da Voith.

A Voith Turbo é uma divisão do Grupo Voith, que desenvolve e fornece tecnologia de ponta em componentes, sistemas e serviços relacionados a acionamentos. Com atuação global nas áreas industrial, automotiva, ferroviária e naval.

A Voith estabelece padrões nos mercados de energia, petróleo & gás, papel, matérias-primas e transporte & automotivo. Fundada em 1867, a Voith emprega quase 42.000 pessoas, gera 5,7 bilhões de euros em vendas, opera em cerca de 50 países em todo o mundo e é hoje uma das maiores companhias familiares da Europa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira