Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/10/2013 - 08:45

Solvay coloca sua inovação para o sucesso do solar impulse

Primeiro avião tripulado, movido a energia solar, que pode voar dia e noite.Nova versão da aeronave, que ficará pronta em 2014, vai dar a volta ao mundo em 2015.

São Paulo, Brasil – Com um orçamento de 140 milhões de francos suíços, em 12 anos, o projeto Solar Impulse – primeiro avião tripulado do mundo, movido a energia solar e capaz de voar dia e noite sem combustível – está prestes a concluir a sua segunda versão e dar a volta ao mundo em 2015.

“O nosso objetivo não é revolucionar a aviação, mas a forma como as pessoas veem e pensam sobre a energia e as tecnologias limpas”, afirmou o piloto André Borschberg, cofundador e CEO do Solar Impulse, que veio ao Brasil para as comemorações dos 150 anos do grupo Solvay, primeira empresa a apostar nesse projeto.

Segundo ele, se as tecnologias aplicadas ao Solar Impulse fossem usadas em larga escala, o mundo poderia economizar até 50% do consumo atual de energia fóssil e produzir a metade do restante com energia renovável. O grupo Solvay é parte intrínseca desse conceito e do sucesso do Solar Impulse – cuja aeronave, a HB-SAI, acaba de bater um novo recorde. Recentemente, com a missão Across America 2013, o Solar Impulse percorreu 6.503 quilômetros, na travessia entre São Francisco e Nova York -- da costa oeste a leste dos Estados Unidos – usando apenas a energia solar.

Desde que a aeronave foi idealizada pelo piloto Bertrand Piccard e viabilizada por um grupo multidisciplinar comandado pelo engenheiro e piloto André Borschberg, o grupo Solvay tem mobilizado suas equipes de engenheiros, pesquisadores de seus principais centros de pesquisas, localizados na Bélgica, Alemanha, Itália e Estados Unidos -- no desenvolvimento de materiais inovadores e fontes de energia alternativa.

Como resultado desse verdadeiro laboratório no ar, a Solvay está presente no Solar Impulse com 11 produtos específicos, em 20 aplicações e em quase 6.000 peças. São resinas resistentes aos raios UV e à prova d’água, polímeros fluorados que melhoram o processo de captação e estocagem de energia solar, células solares capazes de armazenar a energia à noite e a simulação do comportamento dos materiais (painéis solares e parte traseira das asas), graças a sofisticados softwares de cálculos.

Inovações da Solvay no Solar Impulse - As soluções inovadoras do grupo Solvay para o Solar Impulse – testadas em situações extremas a mais de nove quilômetros de altitude – continuam em ritmo acelerado na construção da segunda aeronave – a HB-SIB – que deverá estar concluída no primeiro trimestre de 2014. O objetivo é dar a volta ao mundo em 2015 sem utilizar combustíveis fósseis, movido exclusivamente a energia solar.

O grupo Solvay acompanha a evolução do projeto Solar Impulse e desenvolveu para a nova aeronave novos produtos e soluções de engenharia. Entre as inovações oferecidas para esse novo desafio, um segundo lubrificante (Fomblim® PFPE Perfluoropolieter) foi desenvolvido e qualificado para uso o avião.O filme a partir do polímero especial Halar®), anteriormente empregado no encapsulamento das células fotovoltaicas na parte superior das asas da primeira aeronave, agora é utilizado para recobrir a parte inferior das asas do novo avião, assegurando maior proteção contra umidade. Ao mesmo tempo, foi desenvolvida nova aplicação na área de poliamidas, através da tecnologia avançada de SSL (Sinterização Seletiva a Laser) para uso em determinadas partes do novo avião. Para a fuselagem e cabine da nova aeronave, a equipe de pesquisadores da Solvay desenvolveu diversas peças de precisão concebidas em poliamida, através da inovadora tecnologia SSL (Sinterização Seletiva a Laser), a mesma utilizada em impressoras 3D.

Os uniformes dos dois pilotos --- que a partir da nova aeronave poderão viajar juntos, por conta do aumento do tamanho do cockpit - também ganharão uma novidade: um underwear tipo segunda pele confeccionado a partir de fibras têxteis inteligentes de poliamida. Essas fibras são comercializadas sob a marca Emana®. Foram totalmente desenvolvidas noBrasil pela Rhodia, empresa do grupo Solvay, tendo sido premiadas internacionalmente por seu caráter inovador.

Com tecnologia exclusiva e patenteada mundialmente, Emana® atua através da emissão de raios infravermelho longos para melhorar a microcirculação sanguinea da pele em contato com a roupa e na redução da fadiga muscular. Esses são atributos especialmente importantes em situações de longa exposição a condições térmicas extremas e de grande esforço muscular, como no caso dos vôos do Solar Impulse.

Solar Impulse - Primeira aeronave tripulada movida unicamente a energia solar, o Solar Impulse – tanto a atual aeronave quanto a que está sendo montada - é fabricado em folhas de fibra de carbono, cujo peso é de um terço do que pesa uma folha de papel. Suas asas são revestidas com resinas especiais, resistentes às variações climáticas, às altíssimas temperaturas, aos raios UV e à prova d’água.

Com um peso total de 1.600 kg, conta com mais de 12 mil células solares em suas asas que movem quatro motores elétricos, de 10 HP, apenas com energia renovável. Sua perda de energia é mínima: apenas 6% contra 70% dos motores térmicos normais. Durante o dia, as células solares recarregam os 400 kg de baterias de lítio, de alta densidade, que permitem a aeronave voar durante a noite – o que permitiu atingir o recorde mundial de 26 horas ininterruptas de voo. Com uma altitude máxima de 9.235 metros, consegue atingir uma velocidade de até 75 km / hora. [www.solarimpulse.com].

Perfil da Solvay -Como um grupo químico internacional, a Solvay auxilia a indústria na busca e implementação de soluções cada vez mais responsáveis ??e de criação de valor. O Grupo é fortemente comprometido com o desenvolvimento sustentável e claramente focado em inovação e excelência operacional. Atendendo a diversos mercados, a Solvay obtém 90% de seu faturamento em atividades onde está entre os três melhores em todo o mundo. O grupo, que tem sede em Bruxelas e emprega cerca de 29.000 pessoas em 55 países, alcançou um faturamento de € 12,4 bilhões em 2012. Solvay SA (SOLB.BE) está listada na NYSE Euronext Bruxelas e Paris (Bloomberg: SOLB.BB – Reuters: SOLBt.BR). [www.solvay.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: