Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/10/2013 - 09:01

Pesquisa da PPG Industries mostra que o branco ainda é a cor preferida dos compradores de automóveis

Assim como em anos anteriores, a cor branca liderou o ranking de pesquisa, mas os tons mais vivos estão ganhando força.

Sumaré - A PPG Industries (NYSE:PPG), líder na produção de tintas e revestimentos, promove a sua pesquisa anual de tendências de cores para o setor automotivo. A conclusão, segundo o documento, é que a cor branca ainda é a preferência da maioria dos compradores e fabricantes de automóveis nos mercados americano, europeu e asiático.

Segundo a pesquisa – que levou em consideração dados de compra de veículos automotores dos três principais mercados do mundo, ao longo do ano de 2013 – a cor branca teve um aumento de 3% na preferência do público comprador, liderando o ranking agora com 25%. De acordo com Alex Lair Amorim, gerente de cores do Laboratório P&D Automotivo da PPG, isso se dá pelo fato de as fabricantes automotivas estarem desenvolvendo diversas “versões” do branco ou cores mais claras em geral. Para ele, o mesmo veículo custa mais nas cores claras do que na cor preta, por exemplo.

A diferença reside na América do Sul, principalmente no Brasil: por aqui, o prata lidera a preferência com 33%, seguido de branco (29%), preto (13%), cinza (11%), vermelho (8%), tons no estilo “natureza” (3%), azul (2%) e verde ou outras cores (1%). Para Alex Amorim, isso é uma vantagem para o consumidor: “O crescimento de tons mais vivos, ainda que distantes da liderança do ranking, mostra o quanto a cor tornou-se um fator decisivo para o consumidor escolher qual carro ele quer comprar. Coisas como a evidência de riscos, qual cor parece ficar mais limpa após uma lavagem e até qual coloração, pesam na decisão do comprador”.

Para 2014, a pesquisa da PPG indica que o branco e o prata ainda serão líderes na preferência de fabricação e consumo. Entretanto, segundo a pesquisa, as cores vivas estão chegando mais perto. A quantidade de tons de vermelho, verde, azul ou cinza mostram um crescimento maior do que os tons mais claros. O gerente acrescenta que o tipo de carro também pode influenciar na escolha da cor: “Carros híbridos e elétricos são notavelmente coloridos, geralmente com a lataria azul ou vermelha. Achamos que isso vai ter impacto no futuro, já que esses modelos estão crescendo em adoção do consumidor”.

Inovação - Em resposta à crescente demanda pela inovação em cores automotivas, a PPG desenvolveu mais de 60 tons pertencentes à coleção "Colorography". São cores desenvolvidas com novos materiais, como nano pigmentos, micas, flocos de vidro e alumínios brilhantes, e que serão inspirações para 2016-2017 e serão mostradas no próximo PPG Color Show em todo mundo, previsto para o final de novembro deste ano.

Dentre da coleção são cinco temas: .Hi-Breed - Enfatiza um design harmonico entre homem e natureza, uma paleta que consiste em tons neutros e pastéis tais como o lápis, que é uma pedra preciosa azul que usa o pigmento especial da PPG chamado Andaro.

. Mosaic - Baseada na riqueza dos padrões geométricos, artesanais, e estampas, bem como colorações fortes, inclui cores um laranja metálico intenso com flocos de alumínio coloridos que evoca uma imagem de folhagem de outono.

. New Spirit - Reflete cores primitivas e naturais como a cor de um pôr do sol no deserto com tons como o Sunray, que é um amarelo intenso, com efeito vitral super brilhante.

. Magnifigance - Paleta que recaptura um estilo elaborado e opulente, cores para um mundo pós-recessão como Mystic Magenta que é um violeta vibrante de efeito extremo.

. Theorem - Paleta minimalista e contemporânea onde temos castanhos elegantes, vermelhos e azuis profundos e cores equilibradas como o Crispy Gray que é um grafite de efeito esverdeado.

. A PPG Industries – líder mundial em tintas e revestimentos – atua na vanguarda das novas tecnologias e soluções. É líder mundial em revestimentos, produtos especiais e de serviços para os segmentos de construção, produtos de consumo, industriais e de transporte. A PPG tem instalações fabris e unidades afiliadas em mais de 60 países. [www.ppgbrasil.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira