Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/10/2013 - 07:12

Ministra da Alemanha visita a Volkswagen do Brasil


Ministra de Estado no Ministério de Relações Exteriores da Alemanha, Cornelia Pieper, conhece a fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). Cornelia Pieper visitou o Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI, primeira escola do ramo de ensino dual da indústria no País.

A ministra de Estado no Ministério de Relações Exteriores da Alemanha, Cornelia Pieper, visitou no dia 02 de outubro (quarta-feira), a fábrica Anchieta da Volkswagen do Brasil (SP). Ela foi recebida pelos vice-presidentes de Recursos Humanos, Holger Rust, e de Desenvolvimento do Produto, Dr. Egon Feichter, e pelos diretores de Assuntos Governamentais, Antonio Megale, de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa, André Senador, e de Assuntos Jurídicos, Dr. Eduardo Barros, entre outros executivos.

Cornelia Pieper também visitou o Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), inaugurada em 1973 na fábrica Anchieta, onde ela teve a oportunidade de conhecer a primeira escola do ramo de ensino dual da indústria no País. Aliás, um dos principais motivos da visita da ministra ao Brasil é levantar discussões sobre esta metodologia de ensino, que une aulas teóricas e práticas, permitindo que os alunos acompanhem o processo produtivo, aprendendo com a mediação de professores e de mentores das áreas de manufatura da empresa.

“A visita da ministra mostra a importância da Volkswagen do Brasil como uma das empresas pioneiras no ensino dual no Brasil. A formação e a capacitação de jovens profissionais faz parte da cultura da Volkswagen desde o início de suas operações na Alemanha. Aqui no Brasil, conseguimos implementar esse modelo por meio de uma parceria de 40 anos de sucesso com o SENAI, que se tornou referência para a indústria no País”, afirmou Holger Rust, vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil.

Durante sua visita à fábrica Anchieta, Cornelia Pieper ainda conheceu um dos projetos da Fundação Volkswagen, que é responsável pelos investimentos sociais da Volkswagen do Brasil há mais de 30 anos. A ministra foi recepcionada pelo Coral da Gente, um grupo de canto formado por crianças de uma comunidade de São Paulo, mantido pelo Instituto Baccarelli, de São Paulo, que recebe o apoio da Fundação Volkswagen.

Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI completa 40 anos-No ano em que completa 60 anos no Brasil, a Volkswagen também comemora 40 anos do Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Inaugurada em 25 de maio de 1973 na fábrica Anchieta, a escola é a primeira do ramo de ensino dual da indústria no País e já capacitou mais de 6 mil profissionais, sendo um referencial no avanço da qualificação dos trabalhadores brasileiros.

Atualmente, o Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI forma em média 60 aprendizes por ano, numa estrutura que envolve 12 professores, 19 salas de aula e laboratórios equipados, onde os estudantes participam de aulas teóricas e aplicam também seus conhecimentos em atividades práticas.

A grade curricular dos cursos de Mecânico Industrial e Técnico em Mecatrônica contempla áreas como elétrica, manutenção mecânica, solda, usinagem e robótica, entre outras, visando atender a crescente demanda de profissionais qualificados da empresa e do mercado. Os cursos realizados no período do contrato de aprendizagem de dois anos são suplementares, possibilitando a diplomação em cada um deles.

História de Sucesso-A formação profissional dentro da Volkswagen do Brasil teve início em 1968, quando foram instituídas ações para a alfabetização e capacitação dos empregados em atividades específicas da produção da marca na época. Além destas ações internas, eram enviados aprendizes para as escolas SENAI da região.

Alinhado às ações já praticadas pela matriz da empresa na Alemanha, foi firmada em 1971, uma parceria entre a Volkswagen do Brasil e o SENAI para desenvolver um programa de formação profissional dentro da fábrica em São Bernardo do Campo.

Após dois anos, foi inaugurado o Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI, em 1973, evento que contou com a presença do então governador de São Paulo, Laudo Natel, do presidente da Organização Mundial Volkswagen, Rudolf Leiding, e de executivos da Volkswagen do Brasil. “Esta iniciativa vem ao encontro de uma das maiores preocupações do Governo do Estado, qual seja, a de promover a qualificação profissional como garantia do suporte humano necessário ao grande surto industrial paulista”, disse o governador Laudo Natel, na ocasião.

Nessa época, o centro atendia cerca de mil alunos por ano em uma área de 13.500 m², dedicando-se à formação de aprendizes, aperfeiçoamento de empregados e treinamento de pessoal. Lá funcionava também a Escola de 1º e 2º graus Volkswagen, com o objetivo de oferecer escolaridade na modalidade supletiva, aos empregados que trabalhavam em turnos na empresa. A última turma se formou em 2002.

Para ampliar a eficiência em seus processos escolares, em 1990, a Volkswagen buscou a parceria com a FEI – Fundação Educacional Inaciana Padre Saboia de Medeiros – entidade reconhecida pela sua competência na gestão das Faculdades FEI e ESAN – para gerir o Volkswagen SENAI mantendo e aperfeiçoando o compromisso de qualidade na formação profissional dos empregados da empresa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira