Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/10/2013 - 07:37

Tecon Salvador recebe matéria-prima para futura fábrica da Suzano no Maranhão

Terminal está capacitado para descarregar carga controlada de sulfeto de sódio segundo as especificações do Exército brasileiro.

O Tecon Salvador recebeu neste fim de semana uma grande descarga de sulfeto de sódio destinado à nova planta da Suzano Papel e Celulose no Maranhão, prevista para ser inaugurada ainda este ano. Foram desembarcados no dia 28 de setembro (sábado), 120 contêineres, totalizando três mil toneladas do composto químico, que será utilizado como parte da matéria-prima para fabricação de papel em uma das mais modernas fábricas de celulose do mundo.

O terminal da capital baiana foi escolhido por oferecer as condições necessárias para receber a carga, categorizada como “controlada” pelo Exército brasileiro. Segundo o diretor Demir Lourenço, o Tecon Salvador foi o único do Nordeste a contar com o Certificado de Registro exigido pela legislação R-105 sobre a fiscalização de produtos controlados.

“Concorremos com grandes portos, como Suape, Pecém e Itaqui, porém somente o Tecon Salvador atendia aos critérios e estava certificado pelo Exército para o recebimento desse volume de sulfeto de sódio”, afirma Lourenço.

Essa é a primeira vez que a Suzano utiliza os serviços do terminal. Com esse volume de sulfeto de sódio, proveniente da China, será possível realizar o start-up da planta, que terá capacidade de produção de 1,5 milhão de toneladas/ano para exportação.

O Tecon Salvador está preparado para receber essa e outras cargas químicas. Só no primeiro semestre, cerca de 90 mil toneladas de químicos foram importadas pelo terminal soteropolitano, entre eles carbonato de bário, parafina, corante e fosforo amarelo.

O Grupo Wilson Sons é um dos maiores operadores integrados de logística portuária e marítima e soluções de cadeia de suprimento no mercado brasileiro, com 175 anos de experiência. A companhia conta com uma rede de atuação nacional e presta uma gama completa de serviços para as empresas que atuam na indústria de óleo e gás, no comércio internacional e na economia doméstica. As principais atividades do Grupo são divididas em dois sistemas – Portuário e logístico e Marítimo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: