Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/09/2013 - 08:14

Lubrificantes Fenix como aliada da sustentabilidade

Extremamente prejudicial ao meio ambiente, o OLUC ganha destaque com o processo de rerrefino, realizado pela empresa de Paulínia.

Paulínia (SP)-A palavra chave que tem regido a sociedade há alguns anos é a sustentabilidade. A preocupação com o meio ambiente e com a forma como exploramos os recursos do nosso planeta tem sido motivo de protestos e convenções ao redor do mundo. Campanhas são criadas para preservação e consumo consciente da água, desmatamento, poluição do ar, mas acabamos não dando a devida atenção a um produto que é extremamente prejudicial ao meio ambiente: o óleo lubrificante usado e contaminado ou apenas OLUC.

Cada litro de OLUC descartado irregularmente tem potencial para contaminação de um milhão de litros d’água, pois o óleo impede a oxigenação da água. Como base para comparação, a poluição gerada pelo descarte de 1 t/dia de OLUC para o solo ou cursos d´água equivale ao esgoto doméstico de 40 mil habitantes, sem contar que, a combustão do óleo lubrificante gera gases residuais nocivos a saúde Pública.

Segundo o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) a única forma para retirar do meio ambiente esses resíduos altamente poluentes e dar a destinação correta é o rerrefino. O processo químico transforma o OLUC em óleo mineral básico de alta qualidade com características semelhantes às do primeiro refino. Entretanto, a coleta do OLUC, pode ser feita apenas por empresas credenciadas na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A Lubrificante Fenix, empresa localizada na cidade de Paulínia, interior de São Paulo, é credenciada pela ANP, e faz a coleta de OLUC em mais de 9 mil postos espalhados por todo o país.

Segundo o engenheiro químico Rodrigo Domene diretor industrial da Lubrificantes Fenix a “coleta é feita em postos, centros de troca de óleo, oficinas mecânicas, transportadoras, indústrias e onde mais houver necessidade e a retirada é solicitada pelo 0800 ou site da empresa”. Domene explica que “o material é recebido através da coleta e o transporte é feito por uma frota especializada que conta com 80 veículos providos de um sistema de bombeamento ou com o exclusivo veiculo hibrido de coleta, que permite coletar a granel e resíduos sólidos com o mesmo veiculo”.

Nos últimos dois anos, apenas na grande São Paulo, a Lubrificantes Fênix realizou a coleta de cerca de 3.416.931 litros de OLUC. “Mensalmente 1,8 milhão de litros são revertidos para óleo em estágio básico, através do rerrefino. Outros 300 mil litros transformamos em subprodutos (óleos mais finos) e 900 mil litros (compostos por água e resíduos originados dos aditivos), são encaminhados às empresas que os utilizam como elementos de composição do cimento” afirma Domene.

Estar atento a forma como o óleo lubrificante é descartado e garantir a destinação correta é fundamental para o meio ambiente, por isso, verifique os postos de coleta de OLUC da sua cidade! Ou solicite a coleta a Fenix através do telefone 0800 ou no site [www.lubfenix.com.br]. Faça a sua parte por um mundo melhor!.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira