Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/09/2013 - 11:46

Multinacionais estão de olho no lixo dos aterros sanitários do Brasil

A alemã Bomag, líder mundial em compactação de resíduos sólidos, abriu uma filial em Cachoeirinha (RS), e traz para a ExpoLixo equipamentos com alta tecnologia.

São Paulo– O lixo vem sendo cada vez mais valorizado pela indústria da reciclagem. Fabricantes de máquinas e equipamentos têm apostado na evolução deste setor no Brasil, com investimentos em tecnologias que aumentam a vida útil dos aterros. Em 27,7% dos municípios brasileiros o lixo vai para aterros sanitários e em 22,5% para os aterros controlados, de acordo com o IBGE. A alemã Bomag, líder mundial em compactação, traz para a 2ª ExpoLixo – Feira e Congresso Internacional de Negócios do Mercado de Limpeza Pública, Resíduos Urbanos e Industriais - equipamentos com alta tecnologia de 20 até 55 toneladas.

O mercado Latino Americano está em plena expansão. O excelente desempenho econômico de países como o Chile ou o Peru, revela o amadurecimento dessas economias mesmo com um cenário internacional extremamente inseguro. “Os países estão adotando medidas mais rigorosas com relação ao meio ambiente, o que favorece as empresas que desenvolvem equipamentos mais modernos e melhor adaptados ao ambiente operacional”, afirma Rogerio do Nascimento, gerente comercial da Bomag América do Sul.

A Bomag, filial do grupo francês Fayat, recentemente adquiriu a fábrica da Terex no município de Cachoeirinha, no Rio Grande do Sul. A primeira fase de integração das operações da unidade brasileira já foi concluída. “Agora estamos passando para a etapa de desenvolvimento de novos projetos para a consolidação da marca na América Latina, com o atendimento que está sendo feito pela planta brasileira”. Sem revelar números, a empresa confia que as projeções de vendas para este ano serão melhores.

Na avaliação do executivo, a Política Nacional de Resíduos Sólidos é um “embrião”, mas que já dá sinais de profissionalização para toda a cadeia produtiva da reciclagem. “Empresas competentes e profissionais estão buscando suas próprias soluções. É crescente o número de consultas que recebemos de engenheiros ambientalistas a procura de soluções profissionais e adequadas para o tratamento do resíduo. Já surgiram grandes melhorias, como, por exemplo, nos aterros de Salvador, Paulínia, Aracaju e Brusque. Isso tende a expandir para outros municípios e outras empresas”, diz Nascimento.

Compactadores automatizados - Entre os destaques que a Bomag traz para a Expolixo, que acontece de 8 a 10 de outubro, simultaneamente à 8ª ExpoSucata, no Centro de Exposição Imigrantes, em São Paulo, estão os compactadores de resíduos sanitários da marca com quatro motores hidráulicos instalados no interior de quatro câmaras hermeticamente seladas, cada uma protegida por duas ferramentas de corte, que evitam a penetração de cabos de ferro no seu interior. “As rodas são um detalhe à parte. Mesmo compactando resíduos orgânicos, as rodas Premium – patenteadas pela Bomag - permanecem sempre limpas graças ao seu projeto em forma octogonal e com oito raspadores acoplados ao chassi (dois para cada uma das quatro rodas)”, conta o executivo.

As cabines também são muito confortáveis e totalmente isoladas do ambiente externo. São equipadas com ar condicionado que utilizam filtro de carbono, para evitar que gases nocivos penetrem na plataforma do operador. Toda a cabine operacional proporciona excelente estabilidade durante a condução, pois é instalada sobre amortecedores robustos. Além disso, a operação fica simples de ser feita através dos joysticks para as manobras e o controle das lâminas. A linha de compactadores da Bomag vem com o sistema de monitoramento do regime do motor, o ECOMODE, o que proporciona maior economia de combustível.

.[2ª ExpoLixo – Feira e Congresso Internacional de Negócios do Mercado de Limpeza Pública, Resíduos Urbanos e Industriais.8ª ExpoSucata – Feira e Congresso Internacional de Negócios da Indústria de Reciclagem, de 8 a 10 de outubro de 2013, Centro de Exposições Imigrantes, Rodovia Dos Imigrantes, Km 1,5 – Jabaquara, São Paulo].

ExpoSucata - Realizada desde 2006, a ExpoSucata vem refletindo o crescimento do setor ano a ano. Em 2012, cerca de 3.310 pessoas participaram do evento que ocupou 12.696 m2 da área de exposição com 84 marcas expostas. [www.exposucata.com.br, www.expolixo.com.br, www.mercoapara.com.br, www.reciclaplast.com.br ou pelo telefone (5511) 5535-6695].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: