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10/09/2013 - 12:09

Percepção global das cidades sul africanas está melhorando

Com amparo do crescimento urbano, reputação dos grandes centros está mais positiva perante o mercado internacional.

São Paulo– O índice bianual Anholt-GfK Roper City Brand Index demonstrou recentemente aumento na percepção positiva da África do Sul internacionalmente - o ranking revelou que Joanesburgo e Cidade do Cabo subiram uma posição no ranking, de 45ª para 44ª e 43ª para 42ª, respectivamente. A cidade de Durban permaneceu em 47ª.

O relatório do City Brand Index (CBI) avaliou a imagem de 50 cidades globais. Joanesburgo superou a Cidade do México no índice, com o segundo melhor aumento na pontuação CBI entre todas as cidades avaliadas esse ano. O aumento foi de mais que um ponto. O relatório CBI reconhece o momento importante das cidades da África do Sul.

Os resultados indicam que o país tem todos os atributos para se posicionar como destino preferencial de investimento e turismo. “A imagem internacional, reconhecimento e reputação das cidades desempenha um papel respeitável na construção e contribuição para a reputação geral do país. As três cidades sul-africanas estão associadas com belezas naturais e diversidade cultural. Nosso povo é visto como aplicado ao trabalho, feliz, respeitoso às tradições e festivo. A Brand South Africa parabeniza as cidades por sua melhora no ranking.” comemora Miller Matola, CEO da Brand South Africa.

Para Matola, pesquisas internacionais mostram que as cidades cumprem um papel vital no desenvolvimento da nação e na programação econômica. “Joanesburgo, Cidade do Cabo e Durban deixaram a África do Sul orgulhosa com o desempenho no ranking. Analistas preveem que o número de pessoas morando em cidades terá quase dobrado em 2050”, diz. Os últimos resultados do Global City Brand Index apontam que as cidades sul-africanas acompanham o ritmo de desenvolvimento internacional, colocando a África do Sul em uma posição excelente para tomar vantagem nas oportunidades de crescimento econômico trazidas por, entre outros fatores, a globalização.

Aproximadamente 5.000 adultos em 10 países desenvolvidos e em desenvolvimento foram consultados na pesquisa. Eles foram questionados sobre suas percepções das 50 cidades, baseados no status internacional da cidade e sua contribuição para ciência, cultura e governança; aspectos físicos de cada cidade, incluindo clima e limpeza dos ambientes; percepções sobre a acessibilidade da cidade e nível de serviços públicos; se os habitantes são acolhedores e hospitaleiros; disponibilidade de atividades interessantes e lugares para visitar e percepção de oportunidades econômicas, educacionais e de emprego na cidade.

Os americanos foram os que mostraram uma percepção mais positiva sobre as cidades sul-africanas no estudo desse ano, dando a elas notas altas. Simon Anholt, da Simon Anholt-GfK Roper observa que Joanesburgo pode estar se distanciando da ideia que seja uma cidade violenta e perigosa: “Agora nos parece que Joanesburgo está se desvencilhando dessa reputação”, conclui.

Brand South Africa, anteriormente conhecida como o Conselho Internacional de Marketing da África do Sul, foi criada em agosto de 2002 para ajudar a criar uma imagem de marca positiva e atraente para a África do Sul. O nome mudou oficialmente para melhor alinhar seu mandato de construir a reputação da marca da nação da África do Sul, a fim de melhorar sua competitividade global.

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