Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/09/2013 - 09:10

COI elogia organização e legados dos Jogos Olímpicos Rio 2016


Terminou na noite do dia 02 de setembro (segunda-feira), o 5º Encontro da Comissão de Coordenação do COI para os Jogos Olímpicos Rio 2016 (CoCom), na Cidade Nova. A presidente da comissão, Nawal El Moutawakel, elogiou os governos municipal, estadual e federal pela organização e planejamento nos preparativos para os Jogos e os legados que ficarão para a cidade e para os cariocas após as Olimpíadas.

Segundo ela, não só o Rio, mas o Brasil e a América do Sul estão se beneficiando dos Jogos e que um dos maiores legados é o investimento em uma educação olimpica e esportiva, como os Ginásios Experimentais Olímpicos, e o projeto Rio Criança Global, que vai levar o ensino de lingua inglesa a todos os alunos do Ensino Fundamental até 2016.

“29 semanas depois da última visita da nossa comissão ao Rio, conseguimos ver progresso em diversas áreas e uma boa compreensão por parte dos organizadores e de seus parceiros governamentais sobre as áreas que eles precisam priorizar. Vamos continuar a trabalhar juntos para assegurar que o legado dos Jogos do Rio seja o mais forte possível. O Rio teve de enfrentar acontecimentos importantes, como a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude, eventos que, sem dúvida, trouxeram lições que serão de grande ajuda para o planejamento dos Jogos de 2016”, disse Nawal, acrescentando que temas anteriormente preocupantes, como tecnologia e segurança, são agora considerados "conquistas importantes da organização".

Os 19 integrantes da comissão analisaram relatórios sobre as áreas de preparação para os Jogos, como gestão local, cultura, educação, compras, sede das modalidades e tecnologia. O prefeito Eduardo Paes, o governador Sérgio Cabral, o Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e a presidente da Empresa Olímpica Municipal (EOM), Maria Silvia Bastos, participaram do encontro.

Paes falou sobre a importância deste novo encontro e afirmou que os membros do COI, mais uma vez, mostraram-se impressionados com a transformação pela qual algumas regiões da cidade estão passando: -Estamos falando de um acompanhamento permanente, não só dos equipamentos como daquilo que é legado para a cidade. E, no caso das Olimpíadas, posso dizer que já temos um legado fantástico, como é o caso dos quatro novos BRTs (Bus Rapid Transit), da reestruturação da Região Portuária e das obras de contenção de enchentes e de macrodrenagem.

Principais legados identificados pela Comissão:. Quatro novas linhas de Bus Rapid Transit (BRT) e uma nova linha de metrô|. 800 mil estudantes em todo o Brasil têm acesso a mais atividades esportivas | .Parceria da Rio 2016 com associações de indústrias para ajudar pequenas empresas a fornecer bens e serviços para os Jogos |.Expansão do programa de pacificação do Rio |.Revitalização da área do Porto do Rio e Reflorestamento de áreas destinadas à construção de instalações.| Flávia David.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2022 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira