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24/08/2013 - 07:06

Grupo Masisa mostra práticas ecoeficientes e relatório integrado de sustentabilidade de 2012

A Masisa cresceu 7,8% em 2012, investiu mais de US$ 12 milhões em práticas ecoeficientes e reduziu o impacto ambiental no Brasil com a diminuição de 43% da emissão de CO2 na fábrica de Ponta Grossa.

São Paulo - A Masisa Brasil, uma das líderes na produção e na comercialização de painéis de madeira para o mercado de móveis e design de interiores, acaba de publicar seu relatório de sustentabilidade que, pelo segundo ano consecutivo, traz conteúdos integrados que priorizam a reflexão sobre a geração de valor e o desempenho operacional.

Para a produção da Memória Anual 2012, a Masisa seguiu os preceitos mundiais da sustentabilidade corporativa – os indicadores da Global Reporting Initiative (GRI) em sua última versão, G3.1 – e definiu cinco pilares que apoiam um relatório integrado: enfoque estratégico e orientação futura; conectividade da informação; capacidade de resposta do público-alvo; concisão, materialidade e confiabilidade; comparabilidade e consistência. Além disso, a Masisa já está alinhada com a Visão 2050 do World Business Council for Development, que possuem três metas: desenvolvimento humano, bosques e materiais.

Os temas mais relevantes foram definidos a partir de comentários do público-alvo, tendências mundiais e melhores práticas, escolhidas por meio da leitura de relatórios, website e reuniões com formadores de opinião e imprensa, e temas estratégicos de negócios e criação de valor para a Masisa.

Conteúdo financeiro, social e ambiental-Em 2011, o Comitê Internacional de Relatórios Integrados (IIRC) convidou a Masisa a compartilhar sua experiência na elaboração de relatórios que reflitam o triplo resultado, com o objetivo de se unir ao projeto-piloto que está sendo elaborado internacionalmente. “Medir a sustentabilidade, com os impactos ambientais e sociais, e ainda mostrar que isso é economicamente lucrativo é sempre um desafio. Relatórios de sustentabilidade nem sempre são facilmente assimilados, por isso a importância de criar relatórios integrados, que mostram os impactos das ações em todas as áreas da empresa e na sociedade, e o lucro da empresa para o acionista. Assim é o Relatório da Masisa”, comenta Marise Barroso, presidente da Masisa Brasil.

Os pontos de destaque estão de acordo com a Gestão do Triplo Resultado da Masisa praticada pela empresa, que contempla de forma integral e simultânea os mais altos índices de qualidade em seu desempenho nos âmbitos financeiro, social e ambiental:

Financeiro-A Masisa alcançou vendas consolidadas totais na ordem de US$ 1,34 bilhão, o que representa um crescimento de 7,8% em comparação a 2011. Em relação ao Ebitda (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, que em português significa lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização), em 2012 houve um aumento de 8,3%, tendo alcançado o valor de US$ 224,4 milhões. O lucro líquido foi de US$ 45,2 milhões.

Social-A Masisa atingiu um nível de engajamento dos colaboradores de 74%, segundo pesquisa feita em 2012. Além disso, 229 fornecedores estratégicos estão participando do programa de desenvolvimento de três anos e a empresa tem fortalecido o diálogo com comunidades vizinhas, consideradas elementos-chave para manter a licença social para operar e crescer.

“Temos diversos planos para o Brasil. Em 2012, nossa pegada ambiental diminuiu ainda mais, aumentamos em 30% o número de mulheres na liderança da Masisa – trazendo mais conceitos do feminino para a gestão da empresa –, e iniciamos uma importante parceria com o Senai para a capacitação de marceneiros no Brasil”, enfatiza Marise Barroso. Essa iniciativa está alinhada à meta do grupo de criar a maior comunidade de marceneiros da região e alcançar pelo menos 30 mil membros.

Ambiental-Em relação aos ganhos ambientais, 64% da energia consumida é proveniente do uso de biomassa como combustível, todas as plantações da Masisa contam com a certificação Forest Stweardship Council (FCSTM) e os investimentos e gastos ambientais de US$ 12,259 milhões se concentraram, principalmente, nas melhores práticas de controle de contaminação em área industrial e florestal.

Ponta Grossa, no Brasil, é um case de ecoeficiência. Um bom funcionamento alinhado com a manutenção preventiva da nova planta térmica, que utiliza biomassa como combustível, contribuiu para a redução desse recurso não renovável proveniente do petróleo (gás natural). O consumo médio de gás, em 2012, foi de 168 m3/mês, contra 403 m3/mês registrados no ano de 2011, o que representa uma redução de 43% em toneladas de CO2.

Principais destaques gerais na América Latina: .Compromisso com a ONU – a Masisa esteve presente em uma das reuniões de cúpula de sustentabilidade da Rio+20 e aceitou o desafio, comprometendo-se a consolidar uma comunidade inclusiva de 35 mil pequenos e médios marceneiros na América Latina até 2014, com o objetivo de impactar positivamente seus negócios e sua empregabilidade.

. Placacentro Masisa – a Masisa conta com um canal de distribuição especializado, que em 2012 chegou a 381 locais em toda a América Latina. Em 2012, as vendas de painéis por meio desse canal representaram 35% das vendas totais nos mercados locais.

. Rede M – o programa de relacionamento com marceneiros está implementado em oito países, em 42% da rede Placacentro, e conta com mais de 15 mil participantes ativos. O programa continua potencializando sua oferta de valor aos marceneiros.

. Negócio Florestal – em 31 de dezembro de 2012, o patrimônio da Masisa era de 388.539 hectares de terras distribuídas pelo Chile, Brasil, Argentina e Venezuela.

Destaques por países: .México – um marco para a Masisa foi a aquisição dos ativos da Rexcel, finalizada em janeiro de 2013, no México, adicionando uma capacidade nominal de 460 mil m3 de painéis por ano e outras linhas de revestimento, como as de melamínicos, impregnação e impressão em papel, linhas de laminados decorativos de alta pressão e plantas de resinas com uma capacidade de 24 mil toneladas por ano, triplicando as operações locais.

. Chile – em 2012, a Masisa terminou o plano de modernização de plantas industriais de painéis no país e aprovou os investimentos para ampliar a capacidade de melaminização e pintura especiais de painéis. Essas linhas incorporarão uma capacidade adicional de revestimento equivalente a 120 mil m3 por ano de melamínicos e 36 mil m3 por ano de painéis pintados.

. Brasil – foi iniciado o processo de construção de uma nova linha de melamínicos no Brasil, com uma capacidade instalada de 140 mil m3 por ano.

Desempenho ambiental-A Masisa diminuiu sua pegada ambiental por reconhecer a importância da responsabilidade ambiental e promover práticas operacionais que minimizam o impacto ambiental associado às suas atividades. Isso significa o uso cuidadoso dos recursos, a incorporação da ecoeficiência e a administração de risco ambiental na tomada de decisões.

Durante 2012, a Masisa cumpriu as metas ambientais. Além disso, foram implementadas equipes de melhoria nas operações em todos os países, gerando inovação em temas de meio ambiente, saúde e segurança.

Por fim, a Memória Anual Masisa 2012 traz os compromissos estratégicos da empresa com o futuro. A partir da visão 2050 proposta pela WBCSD (World Business Council for Sustainable Development), de que a população do planeta deve chegar em 2050 a 9,2 bilhões de habitantes, que precisarão satisfazer suas necessidades, a Masisa definiu uma série de temas relevantes e um plano estratégico de negócios para 2025, com objetivos e metas de médio a longo prazos.

Para saber mais sobre o ano de 2012 e as propostas futuras, acesse o relatório Informe Integrado Financeiro, Social e Ambiental – Memória Anual 2012 no site www.masisa.com/bra/, onde pode ser feito seu download.

Masisa Brasil-A Masisa é uma das empresas líderes na fabricação e na comercialização de painéis e produtos de madeira para a indústria de móveis e a arquitetura de interiores. A marca Masisa é apontada por arquitetos, designers e marceneiros como a marca mais inovadora e de design de alto valor do setor de painéis. Possui cerca de mil colaboradores e conta com duas fábricas no Sul do Brasil, sendo uma em Ponta Grossa (PR) e outra em Montenegro (RS), onde são produzidos os painéis MDF (Medium Density Fiberboard) e MDP (Medium Density Particleboard), crus e revestidos.

A gestão sustentável da Masisa Brasil é baseada no conceito do Triplo Resultado (econômico, social e ambiental). A empresa possui certificação FSC (Forest Stewardship Council) para 100% de suas florestas, tendo sido reconhecida, pelo quinto ano seguido, como uma das 21 empresas-modelo em sustentabilidade, no Guia Exame de Sustentabilidade.

A Masisa elabora produtos de excelência e qualidade -A Masisa, como parte de sua visão de negócios e reconhecida liderança em âmbito internacional, elabora produtos com padrão de classe mundial. 100% dos painéis que a empresa produz estão de acordo com a norma europeia E-1, que identifica os produtos com baixa emissão de formaldeído, assegurando o bem-estar e a saúde das pessoas. No Brasil, a Masisa é a única fabricante de MDF que produz 100% de painéis do tipo E-1.

Masisa na América Latina-A Masisa é uma das empresas líderes na produção e na comercialização de painéis de madeira para móveis e arquitetura de interiores na América Latina, sustentada por uma gestão de Triplo Resultado, que busca obter os mais altos índices de desempenho nas áreas financeira, social e ambiental. Possui complexos industriais no Chile, Brasil, Argentina, México e Venezuela, os quais contam com certificações ISO 9.001 de gestão de qualidade, ISO 14.001 de gestão ambiental e OHSAS 18.001 de saúde e qualidade. Além disso, a Masisa conta com ativos florestais certificados pelo Forest Stewardship Council (FSC), distribuídos por mais de 230 mil hectares de plantações, garantindo assim a matéria-prima para o negócio de painéis.

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