Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/08/2013 - 08:40

Brasil e Uruguai assinam acordo de cooperação na área de energias renováveis

A Itaipu Binacional, a Eletrobras e a Administração Nacional de Usinas e Transmissões Elétricas do Uruguai (UTE), ligada ao Ministério da Indústria, Energia e Mineração do Uruguai, assinam no dia 23 de agosto (sexta-feira), no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu, um memorando de entendimento (MoU) para estudos na área de biogás.

O objetivo do acordo de cooperação é desenvolver um projeto piloto de geração de energia no Departamento (Estado) de San Jose, Uruguai, com base no Condomínio de Agroenergia para Agricultura Familiar Sanga Ajuricaba, desenvolvido por Itaipu em Marechal Cândido Rondon.

A iniciativa integra as ações da Global Sustainable Electricity Partnership – GSEP (em português, Parceria Global de Energia Elétrica Sustentável), órgão que incentiva a criação de projetos de energia sustentável em países emergentes. Também conta com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

A cerimônia, na sede do Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás-ER), instalado no PTI, terá a presença do presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto; do diretor nacional de Energia do Uruguai, Ramón Méndez; do presidente da UTE, Gonzalo Casaravilla; do diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek; do superintendente de Energias Renováveis da binacional e diretor-geral do CIBiogás-ER, Cícero Bley Júnior – entre outras autoridades.

Após a assinatura do MoU, as autoridades farão uma visita às instalações da usina hidrelétrica de Itaipu. À tarde, o grupo segue de helicóptero para uma visita técnica ao Condomínio de Agroenergia para Agricultura Familiar Sanga Ajuricaba.

Perfil-A Itaipu Binacional é a maior usina de geração de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2012, pelo abastecimento de 17,3% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 72,5% do Paraguai. Em 2012, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.287.128 megawatts-hora (98,2 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”. [www.itaipu.gov.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: