Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/11/2007 - 11:25

Projeto de extração de óleo de mamona por solvente e produção de biodiesel em Pesqueira

A usina já realizou todos os testes de operação e está pronta para entrar em operação com o início da safra de mamona. O projeto se constitui de uma usina de extração de óleo de mamona por solvente com a utilização de etanol hidratado em processo contínuo com capacidade para moer 24 toneladas de sementes por dia de 24 horas, e produzir 10.000 litros de óleo branqueado tipo 3 industrial, e aproximadamente 13 toneladas de torta com menos de 1% de óleo residual desintoxicada da ricina, ricinina e do fator alergênico, que são os elementos tóxicos que impediam sua utilização para ração animal.

Esse óleo pode ser vendido no mercado interno, exportado ou ser matéria da fábrica de biodiesel anexa que utiliza uma nova tecnologia diferente da tecnologia de transesterificação existente no Brasil e no Mundo atualmente, para produzir 10.000 litros de biodiesel etílico dentro dos padrões da ANP.

A tecnologia de processo contínuo utiliza duas reações separadas de hidrólise a baixa temperatura com catalisador heterogêneo e esterificação dos ácidos graxos com etanol hidratado. A glicerina resultante é concentrada á vácuo até 98% padrão industrial.

A usina integrada foi construída pela Prefeitura de Pesqueira, em Pernambuco, em convênio com o Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT e está situada no km 212 da BR - 232, a 220 km do Recife e devido a sua capacidade adequada as condições do Nordeste, pode resolver o impasse criado no Programa Nacional de Biodiesel com a grande elevação nos preços dos óleos de soja, girassol e dendê no mercado internacional.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira