Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/08/2013 - 11:39

Pequenas hidroelétricas discutem a retomada do setor em Curitiba

Encontro entre empresários e Governo debate o futuro das PCHs no Brasil.

Após articulação no Congresso Nacional para o lançamento de uma frente parlamentar em Brasília, os representantes do segmento de pequenas hidroelétricas estarão reunidos no Encontro "Futuro das PCHs", que acontecerá nos dias 22 e 23 de agosto, em Curitiba, na sede do Instituto de Engenharia do Paraná. O objetivo do encontro será discutir o futuro do movimento que pretende mostrar à sociedade a necessidade do governo destinar parte do mercado de energia a essa fonte e garantir a retomada desses investimentos que enfrentaram diversos entraves para expansão nos últimos anos.

Segundo o engenheiro Ivo Pugnaloni, presidente da associação setorial Abrapch e do grupo Enercons, empresa que elabora e desenvolve projetos na área, o problema afeta praticamente todos os estados brasileiros. "Existem obras iniciadas e paradas, muitas sem contrato de aquisição de energia ou com projetos em análise", afirma o executivo. Só em Minas, são 143 pequenas usinas, no Paraná, são 116 e em Santa Catarina, 94. O total supera os 900 projetos parados que já poderiam estar em construção.

A intenção desse encontro é conscientizar congressistas, dirigentes dos órgãos do setor e a toda a sociedade pela necessidade de isonomia nas regras entre as fontes de energia o que trará mais competitividade aos investidores das pequenas centrais hidrelétricas e também a toda a cadeia de fornecedores de equipamentos e serviços.

No encontro de Curitiba, organizado em parceria com o instituto de engenharia do Paraná, os empresários de toda a cadeia produtiva, incluindo pesquisadores, fabricantes e projetistas, estarão reunidos. "Esse problema afeta a todos e não só aos investidores. O Brasil tem a maior expertise do mundo nesta área, mas todo o conhecimento desenvolvido e a indústria formada podem ser perdidos com a queda brusca desses investimentos", conclui o presidente da Abrapch.

Para o Deputado Pedro Uczai, do PT de Santa Catarina, o momento é muito grave e precisa da ação de todos os que prezam o ambiente e buscam uma economia sustentável. De qualquer forma, o Deputado também se diz animado com a receptividade dos seus colegas da Câmara e do Senado em debater com mais profundidade as dificuldades enfrentadas por esse mercado.

Além das presenças do presidente da Abrapch e do Deputado Pedro Uczai, o evento terá a presença de mais de 30 oradores, entre eles investidores, representantes do Governo, especialistas e empresas da cadeia de produtos e serviços.

Dentre os destaques da programação temos as presenças de: Altino Ventura Filho, do Ministério de Minas e Energia; André Pepitone da Nóbrega, da ANEEL; Cícero Bley Jr., de Itaipu; Geraldo Lucio Tiago Filho, da UNIFEI; Luiz Fernando Viana, da APINE; Luiz Eduardo Barata, da CCEE e também representantes da COPEL, J. Malucelli Energia, BRDE, ABIAPE, EMPA, Intertechne e Electra, entre outros.

O evento é aberto ao público e a inscrição pode ser feita no site [www.encontropch.com.br ]ou solicitada por meio do e-mail [email protected]

O Encontro "Futuro das PCHs" é uma iniciativa da Abrapch e do IEP com organização da VIEX Americas. Patrocinam a iniciativa as empresas Desenvix, Semi, Flessak, Cia Ambiental, Enercons, Intertechne, Vetorlog e Electra Energy.

.Encontro "Futuro das PCHs", dias 22 e 23 de agosto de 2013 (quinta e sexta-feira),das 09h às 18h, no Instituto de Engenharia do Paraná. Inscrições: (11) 5051-6535 ou [email protected] | Website: www.encontropch.com.br. Realização: Abrapch e Instituto de Engenharia do Paraná.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: