Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/08/2013 - 11:19

Rotulagem ambiental em destaque no Exponorma

O tema será abordado no congresso, uma das atividades do evento anual promovido pela ABNT.

Organizações dos mais diversos perfis ao redor do mundo têm percebido que, além de adotar boas práticas para minimizar os impactos de suas atividades no meio ambiente, exibir uma certificação faz bem para os negócios também. Hoje, programas de Rotulagem Ambiental são adotados em cerca de 60 países, entre eles o Brasil. O Rótulo Ecológico ABNT desperta interesse crescente e será um dos temas da sétima edição do Exponorma – Congresso e Exposição, evento que a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) realizará nos dias 30 e 31 de outubro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

A questão ambiental tornou-se alvo da atenção mundial a partir da década de 1960, com a conscientização dos impactos que os padrões de consumo e produção causavam ao meio ambiente. Na década seguinte surgiu o conceito de “mercado verde” em que os consumidores passaram a privilegiar produtos que apresentavam menores impactos ambientais. A evolução desse cenário resultou em programas de Rotulagem Ambiental que contemplam inúmeras categorias de produtos e vêm modificando o fluxo do comércio global e direcionando políticas de desenvolvimento sustentável.

Na década de 1990, a ABNT tornou-se membro do Global Ecolabelling Network (GEN), uma organização não governamental sem fins lucrativos, que desenvolve e promove a rotulagem ambiental de produtos e serviços ao redor do mundo. Na mesma época, lançou o seu programa de Rotulagem Ambiental, que foi reformulado em 2008, passando a apresentar resultados significativos.

O Rótulo Ecológico ABNT, que exibe a imagem de um beija-flor, já foi concedido a organizações como Arcelormittal, Belgo Bekaert, Beaulieu, Use Móveis, Artline, Huffix, Paludo Pneus, Pnecap, Sorocap, Renosul, Div Design, Antares, Evonik, International Paper, Furukawa, Gojo e Caminho Aéreo Pão de Açúcar.

Sustentabilidade e Segurança são outros assuntos que estarão em pauta no congresso, a ser desenvolvido em painéis.

Mudança positiva- O tema principal do Exponorma, que norteará todas as atividades, é “Normas Técnicas asseguram uma mudança positiva”, o mesmo escolhido para celebrar no Brasil o Dia Mundial da Normalização (14 de outubro), instituído pela World Standard Cooperation (WSC), formada pela International Organization for Standardization (ISO), pela International Electrotechnical Commission (IEC) e pela International Telecommunications Union.

Destinado a disseminar a importância da normalização para toda a sociedade, estimulando a sua aplicação em produtos e processos, o Exponorma compreende, além do congresso, minicursos e palestras que proporcionarão um melhor entendimento dos benefícios gerados pelas normas técnicas no cotidiano. Na área de exposição, Comitês Técnicos e organizações de variados perfis terão a oportunidade de demonstrar aos visitantes seus casos de sucesso obtidos com a aplicação de normas técnicas.

A Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos (Abravidro), a Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras) e a montadora Toyota estarão entre os patrocinadores, enquanto a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), a Associação Brasileira da Indústria de Ferramentas e Abrasivos (ABFA), a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), a Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho (Animaseg), o Instituto Brasileiro do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) e o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) já confirmaram a participação entre os expositores.

Foro Nacional - A ABNT é o Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela gestão do processo de elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e naInternational Electrotechnical Commission (IEC), influenciando o conteúdo de normas e procurando garantir condições de competitividade aos produtos e serviços brasileiros, além de exercer seu papel social. Desde 1950, a ABNT é também um organismo de certificação acreditado, e dispõe de programas para certificação de produtos, sistemas, pessoas e rotulagem ambiental. [www.abnt.org.br; www.abnt.org.br/exponorma].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: