Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/08/2013 - 08:01

AES Tietê implanta nova solução tecnológica para aprimorar manutenções do parque gerador

Centro de Suporte e Diagnóstico (CSD) possui soluções avançadas de engenharia e assegura manutenções de qualidade em curto espaço de tempo.

A AES Tietê, braço da geração e comercialização de energia da AES Brasil, inaugura o seu Centro de Suporte e Diagnóstico (CSD), localizado em Bauru. Essa nova central possui ferramentas que possibilitam atendimento especializado para as usinas, além de representar avanço significativo no setor elétrico nacional. O principal objetivo do sistema é melhorar a eficiência e proporcionar manutenção de qualidade em menor tempo.

Entre as soluções tecnológicas está o ODR (sigla em inglês para Confiabilidade Conduzida pelo Operador), baseado em rotas de monitoramento, acompanha o status de mais de 255 mil pontos de inspeção nas usinas da empresa, identificando antecipadamente o comportamento das máquinas. Já o DCS (sigla em inglês para Sistema de Controle Distribuído) monitora e analisa informações dos equipamentos das usinas e possibilita a operação remota de todo o sistema.

Faz parte também do CSD a comunicação via sistema de rádio digital, no qual o engenheiro, localizado em Bauru, pode se comunicar e orientar os técnicos atuando em campo, em qualquer usina. Toda essa tecnologia possibilita que os engenheiros do CSD analisem os dados remotamente e, em tempo real, informem os técnicos de campo.

Os sistemas do CSD realizam ainda diagnósticos com cálculos avançados, inclusive com capacidade de prever o comportamento das máquinas. A partir dessa tecnologia é possível ainda reduzir – e, na maioria das vezes, evitar – o deslocamento dos engenheiros até as usinas.

O CSD, da forma como está configurado dentro da AES Tietê, é inédito no Brasil e faz parte do programa de modernização das usinas da companhia. “É um grande diferencial para a empresa. O centro dispõe de diversos softwares de diagnóstico e previsão, que atrelados com a experiência dos engenheiros, permite antever e solucionar problemas com precisão, velocidade e qualidade”, esclarece o Diretor Geral da Geração da AES Tietê, Ítalo Freitas Filho.

Perfil - A AES Tietê oferece soluções em gestão de energia, atuando na geração e comercialização de energia elétrica. Para isso, conta com um parque gerador com capacidade para gerar 2.658 MW a partir de fontes renováveis. A AES Tietê opera nove usinas hidrelétricas e três pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) no Estado de São Paulo. A empresa responde por 12% da capacidade instalada no Estado de São Paulo e 2,3% no Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: