Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/08/2013 - 09:14

Furnas leva projetos de inovação à Mostra PUC-Rio

Empresa quer sensibilizar alunos para um mercado fértil e crucial para a competitividade do setor elétrico.

Protagonista do setor elétrico brasileiro, Furnas participará, de 13 a 16 de agosto (terça a sexta-feira), da 16ª Mostra PUC-Rio, feira de estágios que aproxima os estudantes do mercado de trabalho. Em linha com o tema “Inovação Tecnológica” dessa edição, o estande de Furnas apresentará quatro projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, além de palestras relacionadas ao assunto, para estimular os jovens a desenvolver iniciativas inovadoras.

“A inovação está no DNA de Furnas. Estamos sempre buscando soluções estratégicas, que nos permitam crescer de modo contínuo e sustentável. A Mostra PUC-Rio é uma oportunidade de chamar a atenção dos estudantes para uma área promissora e ávida por boas ideias”, afirma Renato Norbert, gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D+ I) de Furnas.

No estande da empresa os alunos conhecerão detalhes dos projetos “Arranjos Técnicos e Comerciais para a Inserção da Geração Solar Fotovoltaica na Matriz Energética Brasileira”, “Implantação de Conversor Offshore para Geração de Eletricidade pelas Ondas do Mar”, “Desenvolvimento e Testes de Ônibus Urbanos com Tração Elétrica” e “Aplicabilidade de Nova Tecnologia de Energia do Vento para Turbina Eólica Vertical, utilizando Pás Dobráveis e Articuladas”.

No dia 13/08, às 14h, o gerente Renato Norbert apresentará a palestra sobre a gerência de P&D+I de Furnas. Já no dia 14/08, às 10h, o coordenador técnico Gustavo Malagoli Buiatti falará sobre os Arranjos Técnicos e Comerciais para a Inserção da Geração Solar Fotovoltaica na Matriz Energética Brasileira. O professor Paulo Roberto da Costa encerrará o ciclo de palestras no dia 15/08, também às 10h, com detalhes da Implantação de Conversor Offshore para Geração de Eletricidade pelas Ondas do Mar.

Furnas possui 30 projetos de P&D+I no portfólio de ranqueamento, que passam atualmente por uma análise tecno-mercadológica, a fim de estabelecer a ordem em que serão iniciados. Deste total, 25 iniciativas têm parcerias com universidades. A parceria com as instituições de ensino também se repete em outros 22 projetos já em andamento.

“As equipes executoras dos projetos sempre contam com alunos de mestrado e doutorado sob a coordenação de Doutores, Pós-Doutores ou livre-docentes orientadores dos alunos. Essa área é um campo para a descoberta de novos talentos”, comenta Norbert.

Furnas aposta tanto em P&D+I que transformou a área numa unidade de negócios. A proposta é que os resultados das pesquisas se tornem produtos e serviços, agregando vantagem competitiva e viabilizando o retorno do capital investido e a rentabilidade. A prioridade são projetos com foco em sustentabilidade, ligados a novas fontes limpas de geração de energia elétrica, algumas delas ainda não exploradas no país.

Para os interessados numa oportunidade de estágio, a inscrição deve ser feita no site da PUC-Rio (www.puc-rio.br) e os candidatos serão convocados por Furnas de acordo com a necessidade. Os estágios são oferecidos para todas as áreas da empresa e também são recrutados alunos do ensino médio de formação técnica, além do nível superior.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: