Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/08/2013 - 08:54

Em iniciativa inédita, HSBC monitora 60 pontos em rios de São Paulo e Curitiba

Ao final da pesquisa, os resultados poderão ser usados para políticas públicas e contribuir para o gerenciamento dos recursos hídricos locais.

Em uma iniciativa inédita, o HSBC reuniu 44 colaboradores voluntários em São Paulo e Curitiba para monitorar 60 pontos em rios e córregos urbanos nas duas cidades. Até 2016 o objetivo é que 663 colaboradores sejam treinados e recebam material para coletar dados sobre a qualidade da água. Eles vão analisar corpos d´água importantes para as duas capitais como Iguaçú, Barigui e Belém, em Curitiba; e Tamanduateí, Aricanduva e Ipiranga, em São Paulo.

O Programa HSBC pela Água (HSBC Water Programme, em inglês, que ocorre em 25 cidades de 14 países onde o HSBC atua), conta com a parceria de três organizações não governamentais (ONGs) internacionais, Earthwatch Institute, WaterAid e WWF. O projeto global de preservação dos recursos hídricos e acesso à água e saneamento terá investimentos de US$ 100 milhões entre 2012 e 2016.

A pesquisa sobre rios urbanos, coordenada pela Earthwatch, possui parâmetros globais, que são coletados com a mesma metodologia nas 25 cidades onde o programa está sendo realizado, e parâmetros locais, que ajudam a compreender melhor a realidade de cada local pesquisado. Os dados coletados pelos colaboradores voluntários do HSBC no Brasil incluem medições de fosfato, nitrato e pH, além da avaliação das condições climáticas, hidráulicas e ambientais, como presença de lixo, animais aquáticos e nível da água.

Após a coleta, que é realizada a cada dois meses, esses dados serão analisados e validados por uma equipe coordenada pelo pesquisador e doutor da Universidade de São Paulo (USP), Davi Gasparini Fernandes Cunha, responsável pela pesquisa nas capitais brasileiras. Ao final da análise, em 2016, os resultados poderão subsidiar políticas públicas e contribuir para o gerenciamento dos recursos hídricos locais. A cidade do Rio de Janeiro será incluída no programa em 2014.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: