Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/07/2013 - 07:30

CMBio faz nova contagem de araras-azuis-de-lear

Dados confirmam tendência de aumento das aves na natureza.

Brasília – O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), realizou a segunda contagem da população de araras-azuis-de-lear na região do Raso da Catarina (BA), habitat natural da espécie.

De acordo com o Cemave, os resultados preliminares indicam um aumento populacional das araras, o que só será confirmado após a última contagem do ano, prevista para novembro. Atualmente a população de araras-azuis-de-lear do Raso da Catarina é estimada em aproximadamente 1.200 indivíduos, que se distribuem em seis municípios do nordeste baiano numa área de 8.000 km2.

A atividade contou com a participação de colaboradores do Plano de Ação Nacional (PAN) para Conservação da Arara-Azul-de-Lear, de técnicos da Fundação Biodiversitas e de voluntários, em sua maioria estudantes, selecionados e treinados em maio deste ano para o Programa de Voluntariado promovido em conjunto entre o Cemave e a Estação Ecológica (Esec) do Raso da Catarina.

Contagens mensais-Os censos fazem parte do projeto de monitoramento populacional que visa a uma maior compreensão sobre a dinâmica populacional da arara-azul-de-lear. Iniciadas em junho de cada ano, as contagens são realizadas mensalmente até novembro em dez pontos, sendo sete deles nos paredões de pedra conhecidos como Serra Branca, e três na Toca Velha, no momento da saída das aves dos dormitórios pela manhã (entre 5h30 e 6h30) e, à tarde, quando retornam das áreas de alimentação.

Buscas de populações remanescentes ou de outras localidades utilizadas para dormitório também têm sido realizadas, com base em dados disponíveis sobre distribuição histórica e requerimentos de hábitat. O censo e o Programa de Voluntariado têm apoio da Fundação Biodiversitas, da Serra Branca Leari Foundation e do Seguro de Cobertura Familiar (Secof).| Victor Souza/AGBio.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: