Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/07/2013 - 05:49

Furnas arremata lote B

Empresa vai construir três linhas de transmissão e uma subestação para aumentar a confiabilidade do fornecimento na região de Brasília e Goiás.

Furnas, por meio da Sociedade de Propósito Específico (SPE) constituída pelo Fundo Caixa Milão (51%), Celg (10%), arrematou o Lote B no Leilão de Transmissão 002/2013 da ANEEL, realizado no dia 12 de julho (sexta-feira), na sede da Bovespa, com lance de R$ 27,4 milhões e deságio de 11,63%. A empresa ficou com 39% de participação na SPE. O lote é composto por três linhas de transmissão e uma subestação nas regiões de Brasília, no Distrito Federal, e Luziânia, em Goiás. Os empreendimentos deverão ser implantados até 2017.

“O sistema de transmissão arrematado por Furnas é estratégico porque inclui instalações que já pertencem à empresa e vão aumentar a oferta e a confiabilidade do fornecimento de energia em importantes regiões do país”, afirma a Diretora de Planejamento, Gestão de Negócios e Participações de Furnas, Olga Simbalista.

A linha LT 500 kV Brasília Leste – Luziânia terá dois circuitos e 67 km, ligando a futura subestação (SE) Brasília Leste, também presente no lote B, à SE Luziânia, localizada em Goiás. A linha vai suprir a futura subestação e aumentar a oferta de energia para o Distrito Federal e para o estado de Goiás.

O terceiro circuito da linha LT 345 kV Samambaia – Brasília Sul terá 14 km e vai ligar a SE Samambaia a SE Brasília Sul, ambas de propriedade de Furnas e localizadas no Distrito Federal. A SE Samambaia é um importante elo na interligação dos sistemas elétricos Norte/Nordeste com Centro-Oeste/Sul/Sudeste, alimentando a Companhia Energética de Brasília (CEB) e a Companhia Energética de Goiás (Celg). A Subestação Brasília Sul é a principal alimentadora do Distrito Federal. O terceiro circuito vai aumentar a oferta de energia e a confiabilidade do fornecimento para a região de Brasília.

Já o terceiro circuito da LT 230 Kv Brasília Sul – Brasília Geral será subterrâneo e terá 13,5 km, ligando a SE Brasília Sul à SE Brasília Geral, ambas de propriedade de Furnas e localizadas no Distrito Federal. A segunda alimenta setores importantes de Brasília, repassando energia à distribuidora CEB.

Furnas está investindo R$ 918 milhões em reforço, melhoria e manutenção de seu sistema de transmissão até 2016. A empresa está executando cerca de 40 obras de reforço em 20 subestações, com previsão de término até dezembro de 2014. Nos últimos dois anos, Furnas concluiu 44 obras de reforço e modernização em 20 subestações e cinco Linhas de Transmissão. As intervenções vão garantir a confiabilidade do sistema de transmissão da empresa para a Copa do Mundo e para os Jogos Olímpicos de 2016.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: