Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/07/2013 - 05:35

Novos patrocinadores do CiiS reforçam importância de debater sustentabilidade de forma transversal

O 1º Congresso Internacional de Inovação e Sustentabilidade acaba de ganhar apoio de peso há poucas semanas de seu início. A Coordenadoria Geral do CiiS fechou patrocínios com a Caixa Econômica Federal, a AES Eletropaulo e a Akzo Nobel, detentora da marca tintas corais.

Para a Professora Vivian Blaso, Coordenadora Geral e presidente do CiiS, o apoio destas empresas mostra que ao setor produtivo está de olho no desenvolvimento das pesquisas acadêmicas sobre sustentabilidade em várias áreas para poderem se preparar para esta nova sociedade. "Hoje, a empresa tem que se abrir para a sociedade uma forma plural para buscar novos conceitos e, principalmente, diálogo com todas as áreas que permeiam a sustentabilidade", explicou.

A Caixa Econômica oferece, desde 2009, o selo Casa Azul, que é reconhece os projetos que foram construídos dentro de padrões menos perdulários e que contam com tecnologias para reduzir o uso de matéria-prima, de energia e de água, além de identificar melhor gestão de resíduos e relacionamento com o entorno.

"A CAIXA apoia o 1º Congresso Internacional de Inovação e Sustentabilidade pois acredita que a inovação é o vetor principal para as empresas que buscam a qualidade e sustentabilidade", informou a gerencia de marketing do banco. Segundo a Caixa, seis empreendimentos já receberam o selo e mais de 7 mil guias foram baixados na Internet. Durante o CiiS, a Caixa debaterá em detalhe o programa.

A AES Eletropaulo anunciou investimentos de R$70 milhões em redes inteligentes conhecidas com Smart Grid no município de Barueri para atender inicialmente 2100 pessoas. Estas redes são fruto da convergência das redes elétricas com as redes digitais de TI.

Por meio da instalação de medidores inteligente, será possível saber em detalhes o consumo, receber informação em tempo real sobre o consumo da sua casa e assim, de um lado, a empresa poderá oferecer serviços mais adequados ao gerenciar sua rede, enquanto, do e outro, o consumidor poderá tomar decisões mais acertadas para melhorar o consumo.

"Inovar é um dos compromissos estratégicos da Plataforma de Sustentabilidade da AES Eletropaulo. E a inovação não está na teoria, mas na troca viva de experiências", disse Elia Aparecida do Santos, analista de gestão de marcas e sustentabilidade da AES Eletropaulo. "Participar do 1º. Congresso de Inovação e Sustentabilidade é um momento precioso de trocar conhecimento, levar para "casa" exemplos de melhores práticas. Teremos aqui um living lab sem comparação".

O Smart Grid, se encaixa no debate sobre sustentabilidade pois promove o consumo consciente e a eficiência energética que tem um potencial no Brasil de reduzir o consumo nacional em 10%, evitando a necessidade de construir novas usinas impactantes.

A Akzo Nobel detém 29 marcas no setor de tintas e revestimentos, cuja a mais conhecida é a Tintas Coral. Nos últimos anos, a empresa vem implementando programas para melhorar seu desempenho social e ambiental, lançando marcas com melhor desempenho ecológico. Hoje, estas marcas representam cerca de 20% do faturamento, incluindo produtos sem ou com menor teor de VOC (Compostos Orgânicos Voláteis).

"Para atingir a todos esses objetivos de sustentabilidade, é essencial termos todos os nossos colaboradores, especialistas, fornecedores e clientes envolvidos e engajados em nossa visão. Por isso, apoiamos eventos como o 1° Congresso de Inovação e Sustentabilidade - CiiS 2013, pois entendemos a importância de estimular e promover eventos como esse que trazem a discussão de temas importantes e, que contemplam as partes da sustentabilidade de forma bastante específica e, dessa forma, contribuem para o desenvolvimento do tema e engajamento das pessoas", afirmou a diretoria de sustentabilidade da empresa.

Ao mesmo tempo, o grupo vem implementando programas de redução de consumo de água, eficiência energética e geração de resíduos.

Os patrocinadores vêm ampliar o aspecto multidiscilpinar e dialógico do CiiS, que buscará, nos dias 29 e e 30 de Agosto iniciar um debate amplo e plural sobre a sustentabilidade. O evento, que ocorrerá na Fatec Tatuapé, e conta com o apoio do Centro Paula Souza, apresentará tecnologias e inovações divididas em 06 painéis temáticos:

Educação, ciência e tecnologia - diretrizes para a sustentabilidade | Responsabilidade social e sustentabilidade na Europa | Construções sustentáveis | Inovação e tecnologia | Comunicação cultura e tecnologias | Ciclo de vida e operação sustentável do ambiente construído

Os temas serão debatidos em painéis multidisciplinares contando com especialistas de universidades renomadas como USP, UFPB, Unicamp, Universidade de Évora (Portugal), Universidad Mayor (Chile), além de especialistas em RSE da Argentina, especialistas de mercado como da Associação Brasileira de Facilities (Abrafac) e especialistas em gestão de resíduos.

O CiiS 2013 acontecerá das 8h30 às 18h, na FATEC Tatuapé, que fica na Rua Antônio de Barros, 800 - Tatuapé - São Paulo/SP. | www.ciis.com.br/programacao | http://ciis.com.br/inscricoes/.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: