Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/07/2013 - 05:35

Semana do Meio Ambiente


Repsol Sinopec Brasil comemora a Semana do Meio Ambiente.

A Repsol Sinopec Brasil celebrou no mês de junho a Semana do Meio Ambiente. Tendo como lema: "Alimento que gera transformação", as comemorações contaram com palestras, sorteio de brindes entre os colaboradores da companhia, degustação de produtos naturais e uma caminhada na trilha do Morro da Urca. Essas ações serviram de mote para as discussões sobre responsabilidade social, ecologia e o compromisso de cada cidadão com o meio ambiente, em meio ao caos das grandes cidades.

O ciclo de palestras foi aberto por Marcio Schiavo (Diretor da agência de responsabilidade social Comunicarte) que abordou o tema, "Responsabilidade Social e Sustentabilidade". Ele falou sobre o papel social das empresas no mundo globalizado, das novas tendências macroeconômicas (economia compartilhada, economia verde e economia solidária) e de como os consumidores começam a mudar seus hábitos diante dessa nova realidade: "Quando há concorrência, o valor agregado influencia na escolha do consumidor", avaliou. Ao final da palestra, foi oferecido um lanche natural para os presentes, e sorteado o livro "Roberto Burle Marx - Uma experiência estética: paisagismo e pinturas", editado pela Repsol Sinopec Brasil, e boxes e camisetas do projeto Sarau 2012.

"Se o século XX foi o século do consumo, o século XXI tem que ser o da qualidade de vida", afirmou Estanislau Maria (jornalista e coordenador de conteúdo do Instituto Akatu) dando início à segunda palestra do evento: "Consumo consciente e futuro sustentável", realizada no dia 05 de julho, o dia do Meio Ambiente! Em sua intervenção, Estanislau fez uma analogia entre consumismo desenfreado, degradação ambiental e o desperdício de alimentos em um planeta faminto. Um planeta onde 16% da população mundial consomem 78 % dos recursos naturais. Ele ainda deu algumas dicas para o consumidor responsável: fazer escolhas saudáveis de alimentação, ler os rótulos das embalagens dos alimentos, desconfiar das promoções nos supermercados e procurar produtos e serviços com responsabilidade socioambiental. Após a palestra houve a degustação de produtos feitos com o aproveitamento integral de alimentos.

A Mata Atlântica é Aqui! Esse foi o tema da última palestra da semana, ministrada por Thiago Massagardi (coordenador de relacionamento da Fundação SOS Mata Atlântica). Ele fez um histórico sobre a importância da floresta para a economia do país, e de como o desmatamento quase a extinguiu. Contando com mais de 360 mil filiados e parceiros, como a Repsol Sinopec Brasil, a fundação desenvolve diversos programas destinados à preservação de sua fauna e flora. Das 633 espécies de animais ameaçadas de extinção no Brasil, 383 estão na Mata Atlântica. Além disso, ela é o manancial de sete das nove bacias hidrográficas existentes no país, e o lar 112 milhões de brasileiros. Ou seja, 61% da população brasileira vivem em 3.284 municípios dentro da Mata Atlântica. A palestra terminou com a degustação de sucos de frutas da floresta e o sorteio de brindes da fundação. A Repsol Sinopec Brasil se orgulha de ser a única petroleira parceira da Fundação SOS Mata Atlântica, e acredita que um futuro sustentável passa fundamentalmente pela preservação do meio ambiente.

Para fechar a semana, nada como uma caminhada por um dos cartões postais da cidade, o Pão de Açúcar. Reunidos na Praia Vermelha, na Urca, os colaboradores da Repsol Sinopec Brasil, e seus familiares, aproveitaram o sábado de sol para se reunirem aos professores da Vip Trainning, que dão aulas de ginástica laboral na companhia, e fizeram a trilha do Morro da Urca. A programação da Semana do Meio Ambiente deste ano foi desenvolvida a partir do tema proposto pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) em 2013: Pensar – Comer – Conservar.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: