Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/06/2013 - 09:26

Sarau na Fazenda Florença recria anos 20 e homenageia Santos Dumont


Na abertura do Festival do Vale do Café, e Eudóxia de Barros toca Ernesto Nazareth na programação de concertos.

O Hotel Fazenda Florença homenageará Alberto Santos Dumont, com um sarau, na abertura da 11ª edição do Festival do Vale do Café, no dia 19 de julho (sexta-feira), às 12h30min, logo após a apresentação de Eudóxia de Barros, que tocará Ernesto Nazareth a partir das 11horas. O sarau “Alberto Santos Dumont e o Vale do Paraíba” será realizado na Estrada da Cachoeira, 1560, em Conservatória, Valença-RJ.

O evento apresentará costumes, trajes, músicas e comidas do início do século XX em um ambiente recriado especialmentepara trazer ao público fatos curiosos da vida do aviador que ganhou o mundo ao inventar o 14 Bis.

Oito personagens recriam a atmosfera do ano de 1929. A apresentação teatral e musical mostrará os vínculos de Dumont com o município de Valença, onde morou quando criança. O roteiro é uma ficção, uma vez que, já adulto, não há registro de visitas dele à região.

Sua genialidade na ciência aeronáutica, as histórias sobre os negócios da família, os estudos em Paris, a descoberta da aviação, seus hábitos e costumes, amigos e preferências gastronômicas serão destacados por meio de uma entrevista concedida a um jornalista, que será o fio condutor do sarau. A encenação conta com a chegada do aviador à fazenda em um carro Ford 1928 totalmente original.

História: Santos Dumont nasceu no dia 20 de julho de 1873 no sítio Cabangu, em Minas Gerais, no então município de Palmira e hoje Santos Dumont. No ano seguinte usa família mudou-se para Valença. Na igreja matriz de Santa Tereza, no município, foi batizado em 1877. Seu pai atuava no negócio do café e o interesse pelas máquinas da fazenda direcionou seus estudos para mecânica. Em entrevista ao repórter Frantz Reichel, em 1914, ele afirmou: “Minha maior alegria era me ocupar das instalações mecânicas de meu pai. Esse era o meu departamento, o que me deixava muito orgulhoso”.

Aos 18 anos foi morar na França. Chegou a disputar corridas automobilísticas antes de investir no desenvolvimento dos dirigíveis. Seu primeiro voo foi em 1898, realizado em um balão com propulsão própria. Com novas experiências ganhou diferentes prêmios. Em 23 de outubro de 1906, no Campo de Bagatelle, o 14-Bis voou por uma distância de 60 metros, a três metros de altura, dessa forma conquistou a Taça Archdeacon. O fato repercutiu por toda a imprensa. O dinheiro do prêmio foi distribuído para seus operários e os pobres de Paris, como era o costume do inventor.

Com a primeira guerra mundial, ficou abalado por ver sua invenção usada para fins bélicos. Com a saúde fragilizada fez seu último voo em 18 de setembro de 1909. Em 1910 fechou sua oficina e retirou-se do convívio social. Passou a dividir o tempo entre o Brasil e diferentes cidades da Europa.

Santos Dumont foi o sexto filho de Henrique Dumont, de ascendência francesa e engenheiro de obras públicas, e de Francisca Santos Dumont, filha de uma tradicional família portuguesa. Não deixou descendente.

Evento: Sarau “Alberto Santos Dumont e o Vale do Paraíba” – Festival Vale do Café, dia 19 de julho (sexta-feira), às 12h30min, na Fazenda Florença (Estrada da Cachoeira, 1560- Conservatória).Ingressos*: Inteira R$80,00 – meia R$40,00 (http://migre.me/f0pJF).Contato/reservas: (24)2438-0124 | (21)2438-1195 | (24)8115-8808 |e-mail: [email protected] *Obs: O valor do ingresso refere-se à apresentação de Eudóxia de Barros. O sarau e um brunch que será servido às 10 horas são cortesias do Hotel Fazenda Florença àqueles que forem assisti-la.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira