Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/06/2013 - 07:15

Ampla alerta para risco de acidentes com a rede elétrica em época de festas juninas

Bandeirinhas e balões podem causar curtos circuitos, acidentes e interrupções no fornecimento de energia.

Niterói - Bandeirinhas, lampiões e balões são produtos típicos que não podem faltar nas festas juninas, mas é preciso estar atento aos cuidados na hora de colocar os enfeites. A Ampla alerta sobre os riscos da decoração nas ruas em locais próximos à rede elétrica. A distância mínima de segurança que esses enfeites devem estar da fiação é de dois metros.

É importante ressaltar que barbantes, cordas e outros acessórios jamais devem ser amarrados nos fios, pois há risco de descargas elétricas que podem provocar queimaduras graves e até a morte. A orientação vale também para a montagem de palanques ou carros de som.

Da mesma forma, os balões também representam perigo, uma vez que ao caírem sobre os fios, podem causar curtos circuitos, acidentes com a população e transtornos com a interrupção do fornecimento de energia elétrica.

O que antes era considerado uma brincadeira hoje é crime. De acordo com a Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605, de fevereiro de 1998, não somente soltar balões agora é crime, como também fabricar, vender ou transportar. A pena prevista é de um a três anos de detenção ou multa, ou ambas as penas cumulativamente. Vale ressaltar que caso a rede energia elétrica seja afetada pela queda de balões, não se deve tentar mexer em qualquer componente da rede elétrica, como a fiação aérea, por exemplo.

O cliente nunca deve tentar retirar o balão ou pipa da rede. Somente técnicos da Ampla, treinados para este trabalho que exige o uso de equipamentos de segurança, estão aptos a manusear a rede elétrica.

Veja as dicas e os procedimentos adequados e seguros para evitar acidentes: .Bandeirinhas e outros enfeites: Escolha bandeirinhas plásticas ou de papel e use sempre barbantes de algodão ou fitilhos plásticos, pois outros materiais podem provocar choques elétricos. A amarração das bandeirinhas deve ser feita de poste a poste, com distância mínima de um metro abaixo da rede elétrica.

.Ligações decorativas: As ligações elétricas irregulares sobrecarregam a rede, podendo ocasionar desligamentos não programados. Para fazer iluminação provisória procure uma agência comercial da Ampla. Nossa equipe vai verificar as condições da rede e cuidar para que as instalações sejam feitas com toda segurança.

.Pipas: Evite soltar pipas perto da rede elétrica porque elas podem enroscar nos fios com risco de descarga elétrica. Vale lembrar que materiais metálicos também não devem ser utilizados na fabricação deste brinquedo, pois conduzem eletricidade, aumentando a chance de choque elétrico, podendo causar até a morte de uma pessoa. Vale ressaltar que o uso de cerol (pó de vidro com cola) oferece mais um risco: ele corta a camada de borracha que reveste os fios de alumínio ou de cobre, criando a situação de transferência de corrente elétrica. Além disso, o uso do cerol também pode provocar acidentes com motociclistas.

.Balões: Os balões respondem por muitos acidentes na rede elétrica já que ele pode cair aceso em florestas, residências e indústrias e até oferecer perigo à aviação. O que antes era considerado uma brincadeira hoje é crime. De acordo com a nova Lei de Crimes Ambientais, Lei Nº 9.605, de fevereiro de 1998, não somente soltar balões agora é crime, como também fabricar, vender ou transportar. A pena prevista é de um a três anos de detenção ou multa, ou ambas as penas cumulativamente. [0800 28 00 120].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: