Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/06/2013 - 07:15

Michelin é a principal parceira da competição 24 Horas de Le Mans


Durante a prova, empresa reforçará o compromisso de oferecer, em um único pneu, mais segurança, durabilidade e economia de combustível.

A Michelin marcará presença nas 24 Horas de Le Mans, na França, tradicional competição automobilística, que será realizada em 22 e 23 de junho (sábado e domingo). A empresa vai fornecer pneus para as quatro categorias de carros, que podem chegar a 400 km/h: LMP1, GTE PRO, LMP2 e GTE AM.

Na competição, a Michelin reforça seu compromisso de garantir, em um único pneu, mais segurança, durabilidade e economia de combustível, sem abrir mão de nenhuma outra performance. Por meio do “Michelin Total Performance”, conceito que guia a companhia na fabricação de seus produtos, o público poderá comprovar a superioridade de desempenho, resultado do alto investimento em pesquisas e desenvolvimentos.

De uma maneira prática, a Michelin também utiliza a competição como laboratório, testando materiais e tecnologias que poderão ser transferidos para uso comercial. Um exemplo é o MICHELIN Primacy 3, recém-lançado na América Latina, cujas análises extraídas de provas anteriores serviram para aprimorar o pneu. Resultado final, o produto foi reconhecido como três vezes mais seguro que os da concorrência, conforme testes realizados pelo instituto alemão TÜV SÜD Automotive, um dos mais importantes órgãos certificadores do mundo.

Segundo Pascal Couasnon, Diretor do Departamento de Competição do Grupo Michelin, as competições são um terreno fértil para a inovação. “Vencer um ou mais adversários, superar ambiciosos desafios, atender às necessidades de nossos parceiros, com pneus que maximizam o potencial dos veículos e seus pilotos, são alguns dos desafios da Michelin nas competições e, certamente, grandes estímulos para inovarmos sempre”.

Prova-A clássica corrida comemora 90 anos em 2013, e atrai mais de 250 mil espectadores e jornalistas de todos os países. O traçado da pista tem 13 quilômetros de extensão, e a duração da prova é de 24 horas. Participam quatro tipos diferentes de carros, cada um dentro da sua catetoria, e alguns protótipos criados especialmente para o evento. O vencedor entra para a lista dos que resistiram a uma competição de longa duração.

As máquinas-A LMP1 conta com uma tecnologia moderna. O peso mínimo é de 900 kg para os carros a gasolina e 930 kg, a diesel, com potências máximas de 3000 cilindradas para gasolina, 5500 para diesel e 4000 para turbo. Essa categoria reúne os protótipos e, normalmente, são os campeões gerais da prova. A Michelin produziu pneus de 28,5 polegadas, 37/71-18 para os dianteiros e 37/71-18 para os traseiros.

Parecidos com os da LMP1, os protótipos da LMP2 contam com potência de 3400 cilindradas, 2000 para turbo simples, com, no máximo, seis cilindros e peso de 825 kg, com tanque de combustível de 80 litros. Os pneus Michelin para essa categoria têm 28 polegadas, 30/65-18 para os dianteiros e 31/71-18, traseiros.

Conhecida anteriormente como GT1, a GTE Pro contempla modelos de veículos Saleens com, no mínimo, 1200 quilos, freios de carbono, caixa de marcha com 6 velocidades e tanque de gasolina de até 90 litros. A potência máxima é de 8000 cilindradas para motores atmosféricos e 4000 para turbos. A largura dos pneus é de 14 polegadas e o diâmetro exterior tem 28 polegadas. Para os dianteiros, a Michelin desenvolveu 30/68-18 e traseiros, 31/71-18.

Os carros da GTE Am devem ser, no máximo, de um modelo 2010, com peso mínimo de 1.145 kg e caixa de 6 marchas e potência idêntica aos da categoria GTE Pro. Os pneus são de 28 polegadas e podem estar entre os tamanhos 30/65-18 e 30/68-18.

Michelin em números na Le Mans: .Em 2012, a Audi foi campeã utilizando 11 conjuntos de pneus Michelin |. Um pneu utilizado há dez anos, atualmente, é capaz de percorrer 35% a mais, devido aos avanços tecnológicos |.Em 2009, o mesmo conjunto de pneus Michelin resistiu à corrida por quase 4 horas, no protótipo LMP1 da Audi |.Em um carro LMGT1, um conjunto de pneus Michelin percorreu 1.231 quilômetros (87 voltas) em solo molhado, em 2008 |.O pneu é comprimido 6.500 vezes a cada volta. Isso significa 84.500 compressões restritas, em 13 voltas |. Uma pessoa de 75 kg, carregando uma carga de nove toneladas, equivale ao pneu Michelin, que suporta 120 vezes o próprio peso |.A temperatura ideal para um pneu Michelin slick, na pista de Le Mans, é de 100ºC |. Um pneu de corrida é composto por 150 insumos diferentes |. O peso de um pneu Michelin traseiro para o protótipo LMP1, sem a roda, é de 12,7 kg. A estimativa é que em 2014 diminua para 11,5kg |.A Michelin vai equipar 36 carros de corrida na competição de 2013.

6 Horas de São Paulo-A exemplo do que acontece na competição “24 Horas de Le Mans”, a Michelin marca presença, pela segunda vez consecutiva, na “6 Horas de São Paulo”, que será realizada em 31 de agosto e 1º de setembro, no Autódromo José Carlos Pace, no bairro de Interlagos, São Paulo (SP). O público poderá conferir de perto os mesmos carros e protótipos que disputam a tradicional prova francesa de longa duração.

A “6 Horas de São Paulo” integra o calendário 2013 da categoria FIA World Endurance Championship, um dos principais campeonatos de corridas de longa duração do mundo, e é organizado em conjunto com o Automobile Club de L’Ouest, que também realiza a “24 Horas de Le Mans”.

Michelin-A missão da Michelin, empresa líder na indústria de pneus, é contribuir para a melhoria na mobilidade das pessoas e das mercadorias, de forma sustentável. Para isso, o Grupo Michelin fabrica e comercializa pneus para todos os tipos de veículos, de aviões a automóveis, passando pelos pneus para motocicletas e bicicletas, pneus para os equipamentos de mineração, de terraplanagem e de uso agrícola, assim como pneus para ônibus e caminhões. A Michelin propõe serviços informatizados de ajuda à mobilidade (ViaMichelin.com) e edita guias de turismo, hotelaria e gastronomia, assim como mapas e atlas rodoviários. O Grupo Michelin, cuja sede se localiza na cidade de Clermont-Ferrand, França, está presente em mais de 170 países, emprega 113.400 pessoas e tem 69 unidades de produção, em 18 países diferentes. [www.michelin.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira