Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/06/2013 - 09:15

Eletrosul fornece fibra óptica para Telecentro Binacional

Iniciativa inédita disponibiliza 300 megabits por segundo a brasileiros e uruguaios.

A robusta e moderna malha de telecomunicações por fibra óptica utilizada pela Eletrosul será responsável pelo atendimento ao primeiro Telecentro Binacional da América Latina, inaugurado no dia 18 de junho (terça-feiara), na cidade gaúcha de Sant’Ana do Livramento, divisa com Rivera, no Uruguai. O espaço conta com terminais conectados à internet de alta velocidade e deverá atender, gratuitamente, cerca de 20 mil pessoas por mês que transitam na fronteira entre os dois países.

Com o suporte do sistema de comunicação óptica de alta capacidade (DWDM) da Eletrosul, que possui atualmente 80 gigabits por segundo (Gbps), o Telecentro contará com dois links de 100 megabits por segundo (Mbps) fornecidos pela Telebras e Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul (Procergs). O terceiro link de 100 Mbps será disponibilizado pela Administração Nacional de Telecomunicações do Uruguai (Antel).

Para o presidente da Eletrosul, Eurides Mescolotto, os investimentos da empresa em energia eólica na região foram essenciais para concretização do Telecentro, um marco na história dos dois países. “A força dos ventos trouxe a qualidade e confiabilidade das nossas fibras até a fronteira. Ao oferecer esta estrutura, a Eletrosul contribui, efetivamente, para a consolidação de um projeto inclusivo de governo, difundindo conhecimento e otimizando os serviços públicos à sociedade”, ressaltou.

Especificamente no extremo Sul gaúcho, esse sistema de telecomunicação representa a redundância na comunicação para atendimento ao Complexo Eólico Cerro Chato, da Eletrosul, e às Subestações Presidente Médici e Santa Cruz 1, empreendimentos da CEEE. Futuramente, a rede será ampliada para atender aos novos parques eólicos da empresa e, ainda, ao Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), do Governo Federal.

A capilaridade de fibra óptica da Eletrosul, utilizada para atender suas unidades operacionais, atinge 10,2 mil quilômetros. Desse total, 3,5 mil quilômetros integram a rede própria da Eletrosul – backbone – entre cabos OPGW (para-raios nas linhas de transmissão) e ADSS (cabo óptico autossustentado) e outros 6,7 mil quilômetros correspondem a contratos de compartilhamento de fibras (swap) com outras empresas.

Inclusão digital-O Telecentro Binacional é fruto de um acordo de cooperação técnica firmado em 2012 entre o Governo Federal (Eletrosul e Telebras), estadual (Procergs) e uruguaio (Antel), com o objetivo de estender o acesso à internet, por banda larga, até a região de fronteira. Os 20 microcomputadores disponíveis têm uma configuração especial que, além de permitir seu uso pelos cidadãos das duas nacionalidades, apresenta padrões de acessibilidade para os portadores de deficiência visual.

Também está sendo disponibilizado sinal de internet livre (wireless) na Praça Internacional de Sant’Ana do Livramento, cujo acesso poderá ser feito a partir de pré-cadastro no Telecentro ou no quiosque instalado pela Eletrosul na praça.

Durante a inauguração do Telecentro, foi consolidada a Interligação de Alta Capacidade Binacional Brasil-Uruguai (troca de tráfego).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: