Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/05/2013 - 10:13

EDP Bandeirante reforça dicas eficientes para economia na conta de luz em comemoração ao Dia Mundial da Energia

Mogi das Cruzes(SP) – No dia 29 de maio (quarta-feira), em comemoração ao Dia Mundial da Energia, a EDP Bandeirante, distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP no Brasil, mostra mais uma vez como seus clientes podem diminuir os gastos e, também, evitar surpresas com a conta de luz no final do mês. Mas tudo isso também sempre levando em conta a conscientização e visando preservar os recursos naturais.

Muitos consumidores têm o hábito de dormir com a televisão ligada, usar lâmpadas incandescentes e abrir a geladeira diversas vezes em um curto espaço de tempo. Pode não parecer, mas atitudes como estas e muitas outras podem elevar, e muito, o consumo de energia elétrica dentro de uma residência.

As pessoas devem evitar deixar os equipamentos eletrônicos em modo stand by, pois eles também consomem energia. Se a casa ficar vazia por um longo espaço de tempo, o recomendado é desligar todos os aparelhos. O mesmo vale para aqueles que gostam de dormir com o televisor ligado. O ideal é programar o equipamento para desligar automaticamente por meio do timer.

Além dessas dicas, o gestor executivo da EDP Bandeirante, Marcos Scarpa, orienta, ainda, a troca das lâmpadas e o aproveitamento da luz solar, quando o assunto é a iluminação de ambientes. “Mais duráveis e econômicas, as lâmpadas fluorescentes podem ser usadas na cozinha, garagem, área de serviço e em qualquer outro cômodo da casa. Além disso, durante o dia, evite deixar as luzes acesas, abra as janelas, persianas e cortinas. A economia será certa”, destaca Scarpa.

Os consumidores devem ficar atentos também ao uso da máquina de lavar roupa e o ferro passar. Se a máquina tem capacidade para até dez quilos, não há necessidade de ligá-la apenas para trabalhar pela metade da carga. A mesma dica vale para as secadoras. Lavar ou secar poucas peças é desperdiçar energia. Com o ferro de passar roupas também não é diferente. Evite usá-lo diversas vezes na semana para desamassar apenas algumas peças do vestuário. Acumule grande quantia de roupas e passe todas de uma única vez ou no máximo em duas vezes na semana. Além disso, comece pelas roupas mais leves até que o ferro esteja na temperatura ideal e quente para as demais peças. Pode demorar mais tempo para concluir o serviço, mas o gasto será menor.

Em dias de muito calor, nada melhor do que usufruir de um ar-condicionado. Para que o equipamento não consuma mais energia do que o necessário, o recomendado é deixar todas as portas, janelas, persianas e cortinas fechadas, para evitar a entrada do calor no ambiente e forçar a capacidade do aparelho.

Confira outras dicas de economia: . Verifique o consumo de energia de cada equipamento antes de comprá-lo. Priorize eletrodomésticos que ganharam o selo Procel. Eles consomem menos e possuem a mesma eficiência. |. Desligue os aparelhos no botão, em vez de desligar no comando |.Sempre que possível, seque a roupa ao sol e/ou vento |.Crie o hábito de desligar a luz sempre que sair de um cômodo |. Depois de carregar aparelhos como celulares, MP3 ou máquinas fotográficas retire o carregador da tomada, caso contrário, continuarão a gastar energia |. Tomadas quentes são sinônimo de desperdício. Por isso, evite o uso de benjamins. |. No caso das geladeiras e freezers instalem os aparelhos em locais bem ventilados, longe do fogão, aquecedores e áreas expostas ao sol. Deixar espaço mínimo de 15 cm dos lados, acima e no fundo do aparelho, em caso de instalação entre armários e paredes.

Portal interativo para conscientizar-Buscando conscientizar as crianças e adolescentes sobre o tema energia e consumo eficiente, a EDP Bandeirante desenvolveu o projeto Boa Energia nas Escolas, que conta com um site totalmente interativo e lúdico como uma de suas ferramentas educacionais.

Jogos como o labirinto “Ajude o Edson”, que remete ao inventor da lâmpada elétrica incandescente, Thomas Edson, e o jogo de tabuleiro “Wats”, no qual ganha a equipe que economizar mais energia, são encontrados no portal. O jovem também encontra explicações sobre os diversos tipos de energia existentes, como a estática, cinética, térmica, etc.

O portal também possui curiosidades como a invenção da primeira pilha e do para-raio, além de explicação sobre o caminho da energia, desde a sua geração até o momento em que chega a casa do consumidor. Na aba “Bom uso da Energia”, dicas para utilizar da forma correta os equipamentos dentro de casa e também na hora de comprar um novo aparelho.[http://www.boaenergianasescolas.com.br/bandeirante/nossaturma.php].

Dia Mundial da Energia -Criado em 1981, numa iniciativa da direção-geral de Energia (em Portugal), o Dia Mundial da Energia é comemorado em 29 de maio. Esta comemoração tem por finalidade sensibilizar e motivar as pessoas quanto à necessidade de poupar energia e a importância de preservar os recursos naturais.

EDP Bandeirante - Distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP, que fornece energia para uma base de clientes de 1,5 milhão, o que corresponde a uma população de cerca de 4,5 milhões de habitantes de 28 municípios do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte do estado de São Paulo.

Perfil - EDP Energias do Brasil, que adota a marca EDP, é a holding que consolida ativos de energia elétrica nas áreas de geração, comercialização e distribuição (EDP Bandeirante e EDP Escelsa). É controlada pela EDP Energias de Portugal.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: