Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/04/2013 - 08:01

Começam obras de reforço na transmissão de energia no Noroeste do Paraná

Serão investidos R$ 74 milhões em 144 km de linha entre Cascavel e Umuarama e uma nova subestação.

A Linha de Transmissão Cascavel Oeste-Umuarama Sul, que irá reforçar o suprimento de energia na região Noroeste do Paraná, começou a ser construída nesta segunda-feira (22). A Costa Oeste Transmissora de Energia, Sociedade de Propósito Específico (SPE) responsável pelo empreendimento e que reúne Copel (51%) e Eletrosul (49%), iniciou os trabalhos pelos municípios de Jesuítas e Formosa do Oeste.

Com 144,5 quilômetros de extensão, a nova linha será em 230 kV e passará por nove municípios paranaenses: Alto Piquiri, Cafelândia, Cascavel, Formosa do Oeste, Iracema do Norte, Jesuítas, Nova Aurora, Perobal, Santa Teresa do Oeste e Umuarama. O projeto inclui ainda mais uma subestação em 230 kV, no município de Umuarama, que aguarda emissão de portaria de prospecção do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para obtenção da licença ambiental de instalação.

De acordo com o diretor presidente da Costa Oeste Transmissora de Energia, Alfonso Schmitt, em um primeiro momento serão feitas escavações e preparação das fundações de 115 torres em locais já liberados pelo Iphan. No total, a nova linha terá 366 torres.

O investimento total nas obras, incluindo a subestação, é de aproximadamente R$ 74 milhões. A previsão é de que as novas instalações entrem em operação no início de 2014. “A linha Cascavel Oeste-Umuarama Sul será muito importante para aumentar a confiabilidade e a segurança do sistema elétrico naquela região”, salientou Schmitt.

As obras devem gerar cerca de 300 empregos diretos e 600 indiretos. Os empreendimentos foram arrematados no Leilão nº 04/2011. Em 12 de janeiro de 2012, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) formalizou a concessão, que é válida por 30 anos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: