Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/04/2013 - 08:06

Seminário sobre eficiência energética debate geração a gás

Uso do gás natural estabelece novos paradigmas para a matriz elétrica nacional.

O diretor da Wärtsilä, Jorge Alcaide, participa no dia 19 de abril (sexta-feira), do Seminário “Eficiência Energética: projetos, determinações e investimentos”, promovido pela Câmara de Comércio Americana, no Rio de Janeiro.

O executivo falará sobre o conceito de Smart Power Generation, que aposta na maximização da eficiência energética através de uma matriz diversificada. Segundo o conceito, o uso de usinas térmicas a gás natural de forma complementar à geração a partir de fontes renováveis – como hidrelétricas e eólicas – contribui para manter a confiabilidade do sistema elétrico, o preço justo para a energia e o equilíbrio com os apelos ambientais.

Para Alcaide, o gás natural tem um papel importante na transição para um novo modelo de geração de energia: “Assim como o vapor movia as máquinas no século XIX e o petróleo apresentou um novo paradigma no século XX, o gás natural hoje abre as portas para as futuras formas de geração de energia”, diz.

O setor também vem incorporando tecnologias que ampliam a eficiência das usinas. Na década de 90, uma usina térmica alimentada por derivados de petróleo trabalhava com eficiência em torno de 35 a 40%. Hoje, os motores da Wärtsilä alcançam 50%, o que representa um aproveitamento muito maior do poder calorífico dos combustíveis.

.[Seminário “Eficiência Energética: projetos, determinações e investimentos”, no dia 19 de abril (sexta-feira), das 09h às 12h30, na Sede da Amcham Rio, Praça Pio X, nº 15 – 5º andar, Centro, Rio de Janeiro].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: