Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/11/2007 - 10:26

Encontro reúne ativistas de direitos humanos do mundo todo em São Paulo

Sétima edição do Colóquio Internacional de Direitos Humanos acontecerá na próxima semana e receberá 60 participantes do mundo todo.

De 03 a 10 de novembro, a Conectas realizará a sétima edição do Colóquio Internacional de Direitos Humanos, encontro que reúne mais de 60 ativistas de direitos humanos de todo o chamado Sul Global (África, Ásia e América Latina).

Além de enfrentar desafios muito similares para a promoção dos direitos humanos em seus países, os participantes selecionados têm outras características em comum – em média, 30 anos de idade e, apesar da maioria deles ser de organizações pequenas e/ou ainda em desenvolvimento, já têm bastante experiência pessoal com a área de direitos humanos.

Alguns participantes trabalham com temas bastante abordados pela mídia, como a tortura na China, a AIDS em países africanos ou os conflitos na Palestina. Outros procuram alternativas menos convencionais, como o uso de quadrinhos para educação em direitos humanos.

Participantes - Dieu-Donné Wedi Djamba, da República Democrática do Congo – da Congolese Law Clinic for Justice and Reconciliation – CLCJR. A organização visa defender e promover os direitos humanos no país, que foi marcado por sucessivos regimes repressivos e guerras, e promover a reconciliação na sociedade congolesa, profundamente afetada pelas guerras e pelos conflitos étnicos. Esses objetivos procuram ser alcançados através de assistências jurídicas gratuitas, da popularização da legislação através de seminários e publicações, da organização de workshops sobre justiça e da realização de cursos de informática a mulheres de diferentes tribos.

Fabio Rodrigues da Silva, do Rio de Janeiro - do Observatório de Favelas do Rio de Janeiro (http://www.observatoriodefavelas.org.br) A organização tem como objetivos a sistematização e coleta de informações sobre favelas; a elaboração de estudos e intervenções no campo da violência urbana e dos direitos humanos; e a formação de quadros técnicos e políticos nas comunidades populares. Fábio Rodrigues participou na elaboração e na sistematização da pesquisa de um dos principais projetos da organização, o Programa Rotas de Fuga, cuja finalidade é traçar o perfil sócio-econômico e familiar de jovens ingressos no tráfico de drogas.

Florentino Joaquim Inácio, de Angola – da Associação Luta pela VIHda A missão da organização consiste em mitigar o impacto negativo do HIV/AIDS no indivíduo e na família, promover os direitos dos soropositivos e prestar apoio psicossocial às pessoas infectadas e afetadas. O participante é coordenador da área psicossocial da organização e faz o elo da instituição com o grupo alvo, além de coordenar o Projeto Juntos pela VIHda, que tem o objetivo de prestar apoio psicossocial a jovens e adolescentes infectados.

Gulalai Ismail, do Paquistão – da Aware Girls - A organização tem a missão de promover e proteger os direitos de jovens mulheres e as condições que as possibilitam ter igual acesso à educação, saúde, recreação, tomadas de decisão e outros serviços sociais; advogar para mulheres em casos trabalhistas; organizar estratégias de capacitação para jovens mulheres interessadas em ativismo social; e promover igualdade, justiça, paz e tolerância na sociedade, através do diálogo. Um dos projetos de referência é o "empoderamento econômico de garotas com deficiência".

Jiesan Wang, da China – do Public Interest Law Center, Institute of Law, Chinese Academy of Social Sciences - A organização tem a missão de assegurar o acesso à justiça, usando recursos e instrumentos jurídicos para advogar em segmentos vulneráveis e marginalizados. A organização apresenta um projeto de revisão do Código Penal Chinês e atua em casos de vítimas de tortura, um dos temas polêmicos na China. O participante atua na investigação e formulação de relatórios de casos e faz representações na corte.

María del Rosário Arrambide González, do México – da Red Integral de Promoción y Defesa de los Derechos Humanos de la Mujer - A missão da organização é contribuir para a promoção e defesa dos direitos humanos das mulheres em Chiapas de maneira integral, tratando do enfoque de gênero, da área de saúde médica e emocional e da defesa dos direitos humanos em caso de violação.

Nusair Samara, da Palestina – da Agricultural Development association – PARC / Bilin popular committee - A Bilin popular committee foi criada em 2005 com o propósito de se opor à construção do muro e à ocupação de territórios palestinos, em particular o povoado de Bilin. A missão da organização é promover a paz e proteger a população desses territórios, com demonstrações não-violentas contra o muro e a ocupação.

Santosh Babu Sigdel, do Nepal - do Freedom Fórum - Trata-se de uma organização criada durante o regime autocrático do Rei Gyanendra. Sua missão é proteger e promover a liberdade de expressão e opinião. A organização procura fortalecer a mídia dando suporte legal e promovendo a inclusão social e a pluralidade através dos meios de comunicação.

Sharad Sharma, da Índia – da World Comics Índia (http://www.worldcomicsindia.com). A organização visa promover um meio de comunicação de baixo custo, acessível às populações mais vulneráveis, que trate de questões e problemas negligenciados pela mídia convencional. Através da criação de quadrinhos, o participante busca atrair a atenção de jovens e idosos, ricos e pobres, leigos e intelectuais para o debate sobre assuntos como desigualdade social, alcoolismo, violência e poluição.

O evento acontece de 3 a 10 de novembro, na Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas – FGV-EDESP, Rua Rocha, 233 - São Paulo – SP. Mais sobre o encontro no site www.conectas.org/coloquio

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: