Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/10/2007 - 11:15

Copesul entra no mercado mundial dos biocombustíveis

Uma carga de 11 mil toneladas do aditivo para gasolina ETBE (etil tercio butil éter), que zarpou no domingo, dia 28 de outubro, do Terminal Marítimo da Copesul, em Rio Grande (RS), com destino ao porto de Rotterdam (Holanda), marca o ingresso da empresa no promissor mercado dos biocombustíveis. A operação é a primeira realizada para atender contratos firmados com dois importadores europeus de ETBE, insumo adicionado à gasolina com o objetivo de aumentar a octanagem, melhorando as condições de queima do combustível e a qualidade das emissões atmosféricas.

Maior indústria do Pólo Petroquímico do Sul, a Copesul produz ETBE desde setembro deste ano, utilizando como matérias-primas o isobuteno, que é uma corrente resultante do processo petroquímico, e etanol brasileiro, produzido em São Paulo, a partir de cana-de-açúcar. A empresa investiu R$ 23 milhões para converter sua antiga unidade de MTBE para a produção de ETBE. Também utilizado como aditivo de gasolina, o MTBE utiliza metanol no lugar de etanol e era exportado pela Copesul para os Estados Unidos e a América Latina.

Com boa aceitação no mercado externo, o ETBE da Copesul deverá ser comercializado principalmente para a Europa, cuja demanda em 2006 foi da ordem de 3 milhões de toneladas. O Japão, que está começando a desenvolver este mercado, é outro potencial consumidor.

“Com esta iniciativa, a Copesul se alinha à tendência mundial de agregar matéria-prima renovável a sua linha de produtos”, afirma o Executivo de Comercialização da empresa, Paulo Ermida Moretti. Recentemente, a Braskem anunciou a certificação do primeiro polietileno a partir de etanol de cana de açúcar, também produzido em sua planta piloto no Pólo Petroquímico do Sul.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira