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02/03/2013 - 08:22

Audi está envolvida com o desenvolvimento sustentável de alumínio

A AUDI AG é o novo membro do “Aluminium Stewardship Initiative”, iniciativa que desenvolve um padrão de sustentabilidade global. “Agir com responsabilidade na cadeia de abastecimento é a nossa meta”, enfatiza Dr. Martens, vice-presidente mundial de compras da AUDI AG. Construção ultraleve: o alumínio é composto por um conjunto de materiais inteligentes.

São Paulo– A AUDI AG acabou de se unir ao “Aluminium Stewardship Initiative” (ASI) no intuito de ajudar a desenvolver um padrão global de alumínio sustentável. Como pioneira nas carrocerias unitárias de alumínio, a empresa está aproveitando a oportunidade para influenciar a cadeia de valor de uma das suas matérias mais importantes. Um dos objetivos da estratégia da Audi é a responsabilidade corporativa.

“Como pioneiros nas construções ultraleves, estamos interessados em estabelecer um padrão global de alumínio sustentável. Isto nos permitirá melhorar, ainda mais, o impacto ambiental futuro dos carros que usam alumínio certificado”, explica Dr. Bernd Martens, vice-presidente mundial de compras da AUDI AG, referindo-se à adesão ao “Aluminium Stewardship Initiative”.

A “Aluminium Stewardship Initiative” foi fundada em 2012 com o objetivo de desenvolver um padrão de sustentabilidade até o final de 2014, com o apoio da organização ambiental IUCN (União Internacional de Conservação da Natureza). São estabelecidos critérios socioambientais que se aplicam a todas as etapas de extração da matéria-prima, bem como produção e processamento de alumínio. “A responsabilidade dessa atividade está fortemente ancorada em toda a nossa empresa. Nas nossas cadeias de fornecimento, damos prioridade à integração da proteção ambiental e da responsabilidade social”, ressalta Dr. Martens.

O novo padrão se encaixa bem com a abordagem holística da Audi de responsabilidade pelo produto: a fabricante de luxo não só garante que seu combustível seja altamente eficiente, mas também analisa o impacto ambiental de seus produtos durante o ciclo de vida, desde a extração de matérias-primas para a produção, até a operação de reciclagem.

Para cada novo modelo de série, a Audi tem uma análise ambiental certificada, a fim de avaliar o impacto do veículo sobre o meio ambiente. O objetivo é reduzir os danos, comparando a pesquisa atual com o que foi estimado pelo modelo antecessor. Por exemplo, a empresa tem sido capaz de demonstrar que, tanto o Audi A6 quanto A3, melhoraram em todas as categorias ambientais. O novo A3 tem uma postura ambiental melhor do que a de seu antecedente, desde o primeiro quilômetro. Além de materiais sustentáveis ??e processos de fabricação, a construção ultraleve desempenha um papel importante. Isso faz com que o Audi A3 seja até 80 kg mais leve que a geração anterior, enquanto o A3 Sportback pesa até menos 90 kg.

A Audi tem se posicionado como pioneira nas construções ultraleves. Há 20 anos, no Salão do Automóvel de Frankfurt, a fabricante alemã apresentou o Audi Space Frame, uma estrutura de chassis feita em alumínio de alta resistência na qual todos os painéis são integrados para que também possam fazer a sustentação. Além desses painéis de alumínio altamente resistentes, a carroceria de alumínio também apresenta rigidez excepcional, o que resulta em alta proteção em caso de colisão, mesmo sendo consideravelmente mais leve. Em 1994, o primeiro Audi A8 entrou na produção. O carro foi baseado numa estrutura de alumínio pesando 249 kg.

Com suas construções ultraleves, a Audi utiliza um conjunto de materiais inteligentes de acordo com o lema “o material certo, no lugar certo, na menor quantidade possível”. Quanto menos peso, maior a satisfação e a segurança na condução, e menor o impacto no meio ambiente. Afinal, cada quilograma que for salvo, será menos combustível consumido e menos CO2 emitido.

Responsabilidade social está presente firmemente na estratégia principal da Audi. Assim como o mercado financeiro e a competitividade, a empresa prioriza, igualmente, a responsabilidade de funcionários e da sociedade, bem como, proteger o meio ambiente e os recursos ao longo da cadeia de valor. A visão da Audi é tornar neutra a emissão de CO2.

Perfil - O Grupo Audi entregou 1.455.100 carros da marca Audi para os clientes em 2012. De janeiro ao final de setembro de 2012, a empresa registrou receitas de €37,7 bilhões e lucro operacional de €4,2 bilhões. A Audi produz veículos em Ingolstadt e Neckarsulm (Alemanha), Györ (Hungria), Changchun (China) e Bruxelas (Bélgica). O Audi Q7 é construído em Bratislava (Eslováquia). Em novembro de 2012, a produção CKD do Audi Q7 foi adicionada as já existentes operações de fabricação CKD do Audi A4, A6 e Q5 em Aurangabad (Índia). Na planta de Bruxelas, a produção do Audi A1 está em funcionamento desde maio de 2010, enquanto a produção do novo A1 Sportback começou em 2012. O Audi Q3 está sendo construído em Martorell (Espanha) desde Junho de 2011. Atualmente a empresa está presente em mais de 100 mercados em todo o mundo. As subsidiárias da AUDI AG incluem Audi Hungaria Motor Kft. (Gy?r / Hungria), Automobili Lamborghini Holding S.p.A em Sant'Agata Bolognese (Itália), Audi Brussels S.A./N.V. em Brussels (Bélgica), quattro GmbH, em Neckarsulm, e a fabricante de motos esportivas Ducati Motor Holding SpA (Bolonha / Itália). A Audi emprega atualmente cerca de 68.000 pessoas em todo o mundo, sendo cerca de 50.000 na Alemanha.

De 2012 até 2016, a marca dos quatro anéis planeja investir um total de € 13 bilhões, principalmente em novos produtos e na extensão da capacidade de produção, a fim de sustentar a liderança tecnológica da empresa incorporada ao slogan "Vorsprung durch Technik". A fabricante está atualmente expandindo sua planta em Gy?r (Hungria), vai começar a produção em Foshan (China) no início de 2014 e em San José Chiapa (México) a partir de 2016.

A Audi tem cumprido com sua responsabilidade social em vários níveis, com o objetivo de garantir um futuro digno para as próximas gerações. Por isso, proteção ambiental, conservação dos recursos, competitividade internacional e uma política prospectiva de recursos humanos formam a base para o sucesso duradouro da Audi. Um exemplo do compromisso da AUDI AG para as questões ambientais é também a recém-criada Fundação Audi do Meio Ambiente. Sob o título de "Mobilidade Audi Equilibrada", a companhia está direcionando suas atividades para um objetivo maior – a mobilidade com emissão de CO2 neutralizada.

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