Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/03/2013 - 09:26

Queda de raios aumenta 125% na área de concessão da Ampla

Concessionária investe mais de R$ 7,5 milhões para proteger a rede.

A incidência de descargas atmosféricas aumentou 125% no início do mês de janeiro deste ano na área de concessão da Ampla, que abrange 66 municípios do estado do Rio de Janeiro. Apenas nos primeiros 15 dias de 2013 foram registrados 6870 raios, contra 3.851 que incidiram sobre a área de atuação da empresa no mesmo período do ano passado. Os dados são do sistema Net Raios, programa do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) utilizado pela Ampla para monitorar as incidências de descargas atmosféricas nos municípios atendidos pela empresa. Os investimentos da concessionária em 2012 e previstos para 2013 destinados à proteção da rede contra os danos causados por raios ultrapassam R$7,5 milhões.

Até o dia 15 de janeiro de 2013, as cidades mais afetadas por raios foram Duque de Caxias, Resende e Angra dos Reis que registraram, 1470 , 944 e 588 descargas no período, respectivamente. Para se ter uma ideia, no mesmo período do ano passado foram registrados 134 raios em Duque de Caxias, 482 em Resende e 143 em Angra dos Reis. O fenômeno é decorrência da Zona de Convergência do Atlântico Sul, fenômeno típico do verão, que deixa as nuvens carregadas.

Em 2012, a Ampla instalou 68 conjuntos de para-raios e instalará mais 230 até o final de 2013. A incidência de descargas atmosféricas, que se intensifica no verão, pode gerar acidentes. A queda de raios pode provocar curto-circuito, queima de equipamentos e acidentes fatais. Para evitar danos materiais e físicos, a Ampla dá dicas importantes de segurança.: Cuidados dentro de casa durante tempestade: . Evitar banhar-se durante a ocorrência de tempestades. |. Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica. |. Evitar contato com objetos com estrutura metálica como torneiras, portas, janelas, fogão e canos. |. Evitar ligar equipamentos elétricos. |. Retirar todos os aparelhos da tomada durante os temporais. Ao atingirem a rede elétrica, os raios podem provocar a queima de aparelhos sensíveis como refrigeradores, televisores e computadores. |. Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar. | . Não manusear equipamentos elétricos quando estiver descalço ou molhado. | . Desconectar dos computadores e tevês os cabos de antena e telefone.

Cuidados fora de casa durante tempestade: . Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas |. Evitar estar perto de locais como campos abertos, pastos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados. |. Não encostar em postes e árvores.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: