Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/02/2013 - 06:58

Ampla monta esquema especial de atendimento para o carnaval 2013

Distribuidora triplica número de equipes de emergência e alerta a população sobre os cuidados com a rede elétrica.

Niterói (RJ) – Durante o período da folia, a Ampla montará um esquema especial de atendimento com destaque para as regiões de veraneio, onde há maior concentração de visitantes nesta época festiva. Haverá reforço nos municípios de Armação dos Búzios, Cabo Frio, Araruama e Rio das Ostras, na Região dos Lagos; Angra dos Reis e Paraty, na Costa Verde; Petrópolis e Teresópolis, na Região Serrana; Niterói, na Região Metropolitana, São João da Barra, São Francisco do Itabapoana e Farol de São Tomé, no litoral Norte do Estado do Rio.

O efetivo das turmas de manutenção e emergência também será reforçado, podendo ser ampliado, a qualquer momento, dependendo das demandas de atendimento e das condições climáticas no período.

Para reforçar ainda mais o abastecimento, a Ampla disponibilizará uma subestação móvel, que funciona sobre rodas e tem capacidade para suprir o fornecimento de energia equivalente ao consumo de uma cidade com 30 mil habitantes (potência de 15 MVA). Ela estará posicionada no município de Cabo Frio, pronta para se deslocar em qualquer eventualidade da área de concessão durante o feriado.

O atendimento comercial e de emergência será feito pela Central de Atendimento por meio do telefone 0800.28.00.120, que funciona 24 horas por dia. As lojas só funcionam a partir dia 13 de fevereiro (quarta-feira) entre 12h e 16h, exceto nos municípios de Silva Jardim e Italva, onde não haverá expediente.

A ligação irregular é uma preocupação para Ampla por que além de ser crime pode sobrecarregar a rede. A distribuidora alerta que continuará fiscalizando as instalações elétricas de rua nos dia de folia.

Cuidados durante a folia-Não há dúvidas de que o carnaval é uma das épocas mais aguardadas do ano. Para que a festa não termine mais cedo, o folião precisa estar atento para alguns cuidados essenciais.

Os chamados trios elétricos são um exemplo. Ao mesmo tempo em que animam os foliões com músicas de todos os estilos, podem ser palco de graves acidentes. É comum, durante a folia, ver pessoas no alto do trio dançando e brincando das mais diversas formas.

Para alertar a população, a Ampla orienta que o folião atente sempre para a proximidade com a rede de energia elétrica. Além de uma queda, que pode ser fatal, existe, principalmente, o risco de se tocar nos fios da rede elétrica que estejam próximos e sofrer um choque.

A empresa reforça também a importância de os clientes ficarem atentos na hora de decorar sua rua ou barraquinha. Para fazer uma ligação provisória, o cliente deve procurar uma loja da Ampla. Uma equipe vai verificar as condições da rede e cuidar para que as instalações sejam feitas com segurança.

A concessionária alerta também para evitar ligar muitos equipamentos em uma mesma tomada, pois tal procedimento pode causar sobrecarga e curto-circuito.

Os confetes, serpentinas, fitas metalizadas e bandeirinhas deixam a festa muito mais alegre e colorida, mas podem oferecer riscos se colocadas de maneira incorreta. Jamais se deve, por exemplo, utilizar a fiação elétrica da rua como sustentação.

Nesta época, cresce também o número de crianças soltando pipa nas ruas. A distribuidora lembra sobre os cuidados que as crianças devem ter ao empinar pipas perto da rede.

Para curtir a folia com segurança, a Ampla dá algumas dicas: .Ligações irregulares: .As ligações elétricas irregulares sobrecarregam a rede, podendo ocasionar desligamentos não programados.

.Para fazer iluminação provisória procure uma loja comercial da Ampla com antecedência. Nossa equipe vai verificar as condições da rede e cuidar para que as instalações sejam feitas com toda segurança.

Enfeites: .Escolha bandeirinhas plásticas ou de papel e use sempre barbantes de algodão ou fitilhos plásticos, pois outros materiais como arames e fios de cobre podem provocar choques elétricos.

. A amarração das bandeirinhas deve ser feita de poste a poste, com distância mínima de um metro abaixo da rede elétrica.

. As serpentinas e confetes quando agarradas na rede também podem provocar interrupções no fornecimento. Nunca jogue a serpentina em direção na rede.

.Vale ressaltar que os mastros (hastes) devem ser sempre de tubo plástico ou madeira.

.Muito cuidado com os carros alegóricos dos blocos que possam encostar na rede elétrica.

Pipas: .Evite soltar pipas perto da rede elétrica, pois elas podem enroscar nos fios da rede provocando uma possível descarga elétrica.

. Vale lembrar que materiais metálicos também não devem ser utilizados na fabricação deste brinquedo, pois conduzem eletricidade, aumentando a chance de choque elétrico, podendo causar até a morte de uma pessoa.

.O uso de cerol (pó de vidro com cola) oferece mais um risco: ele corta a camada de borracha que reveste os fios de alumínio ou de cobre, criando a situação de transferência de corrente elétrica. Além disso, o uso do cerol também pode provocar acidentes com motociclistas.

Antes da viagem: . Os cuidados devem começar antes mesmo de pegar a estrada para curtir o carnaval. É importante verificar se todos os aparelhos de casa estão desligados da tomada. Além de economizar energia – já que muitos costumam ficar no modo “stand by”–, evita imprevistos, como curtos-circuitos e incêndios.

Outras dicas: .Àquelas pessoas que costumam andar com os pés descalços e com o corpo molhado, depois de tomar banho de piscina ou de mar, o lembrete é dobrado porque, ao lidar com instalações elétricas, o risco de choque é muito alto, tendo em vista que a água é um bom condutor de energia elétrica.

. Outra dica é ficar atento a tudo que precise de energia elétrica para funcionar. Ventilador, geladeira, micro-ondas, forno elétrico, aparelho de som e sanduicheira são alguns dos equipamentos que precisam ser manuseados de forma segura e responsável.

.Sobrecarregar um benjamim pode trazer sérios danos para a família. Ele concentra num ponto só intensidade de correntes muito elevadas, que podem provocar um aquecimento, chegar ao ponto do derretimento do benjamim e causar um princípio de incêndio. Além disso, sendo um ponto quente, ele automaticamente aumenta o consumo de energia. Ou seja, significa desperdício, já que a energia é transformada em calor sem nenhuma utilidade.

.A companhia de energia também orienta que as pessoas não montem andaimes, palcos ou estruturas metálicas embaixo ou muito próximo à rede elétrica. Qualquer contato com um fio pode causar um grave acidente. Vale lembrar também para nunca fazer nenhum tipo de improviso com instalações elétricas e jamais jogar objetos sobre a rede elétrica. As ligações clandestinas causam acidentes, sobrecarregam a rede elétrica e prejudicam o fornecimento de energia. O ideal é sempre procurar um profissional qualificado.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: