Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/02/2013 - 07:49

Sebastiana já coletou mais de 2 toneladas de lixo nos primeiros seis desfiles de seus blocos


Carnaval Limpo, ação realizada em parceria com a Globo Rio, e metodologia da ONG Doe Seu Lixo, recolheu das ruas latas de alumínio, garrafas pet, papel e vidro durante a passagem dos blocos.

Desde o início dos desfiles pré-carnavalescos foram recolhidos 2.220 kg de material reciclável nos blocos Imprensa que eu gamo, Simpatia é Quase Amor, Ansiedade, Gigantes da Lira, Suvaco do Cristo e Escravos da Mauá. O resultado parcial faz parte da ação Carnaval Limpo, realizada pelo quarto ano pela Sebastiana (Associação de Blocos da Zona Sul, Santa Teresa e Centro do Rio). Ao todo, mais de 200 catadores selecionados e capacitados estão atuando na coleta durante a passagem dos 12 blocos da Associação, que totalizam 14 desfiles (Simpatia e Carmelitas fazem dois desfiles).

.Quantidade coletada por bloco:

Quantidade coletada por tipo de resíduo: .Metal – 1.363 Kg | .PET - 448.50 Kg | .Plástico Filme - 107 Kg | .Vidro - 240 Kg | .Papelão - 42.50 Kg | .Papel Branco - 19.50 Kg.

Isso significa que foram preservados: .Árvores: 1,24 unidades | .Água: 14,997 m3 | .Energia: 10405,95 Kwh. CO2 neutralizado: 9985,664g a 124932,4745g.

Carnaval Limpo-Neste Carnaval, a operação foi aperfeiçoada e conta com uma estrutura ainda maior. São 200 profissionais treinados pela ONG Doe Seu Lixo, entre coletores, equipes de triagem, motoristas, líderes de operação, coordenadores e gerência operacional. Entre as novidades, estão os carrinhos para carregar as bags (bolsas de coleta) durante os trajetos dos blocos, o que vai facilitar a movimentação dos catadores entre os foliões.

Pela primeira vez também estão sendo usadas as “bombonas”, um tipo de latão próprio para armazenamento de vidro, minimizando os riscos de acidentes durante a coleta e transporte do material. Os catadores, ou agentes de coleta, também receberam uniformes com camisa, bermuda, luva e boné.

Todo o resíduo coletado durante a passagem dos blocos é levado por caminhões para as tendas montadas nas concentrações dos blocos, onde é feita a pré-triagem. Em seguida, o material é transportado por caminhões fechados munidos de sistema de rastreamento (GPS) para a Usina de Triagem e Reciclagem (UTR-RJ) do Instituto Doe Seu Lixo, no bairro do Santo Cristo. De lá, segue para venda. Além da geração de renda com a comercialização, os agentes de coleta também receberão diárias remuneradas, auxílio-alimentação e transporte.

Relatórios de impacto ambiental -Outra novidade em 2013 é que serão gerados relatórios parciais por blocos, relatórios finais de volume e relatórios de impacto ambiental mitigados com a coleta e destinação adequada dos resíduos, permitindo contabilizar os benefícios ambientais da ação, além de quantificar a neutralização de CO2 durante o processo. A metodologia para geração desses relatórios foi desenvolvida pelo Instituto Doe Seu Lixo em parceria com a COPPE/UFRJ.

Para a Sebastiana, a parceria significa uma oportunidade de mobilizar diversos setores da sociedade, não só durante o período do Carnaval, para o tema reciclagem e coleta seletiva. “Entendemos que é responsabilidade dos blocos ajudar na limpeza das ruas depois dos seus desfiles. Queremos fazer a nossa parte, dando maior auxílio a órgãos como a Comlurb, e também conscientizando os foliões. É uma grande oportunidade de ajudarmos a criar o hábito da reciclagem e despertar a consciência da cidade sobre o lixo produzido nos grandes eventos”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana.

A ação Carnaval Limpo é uma realização da Sebastiana e conta com a parceria Globo Rio, patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, apoio da Coca-Cola Brasil e da Riotur, gestão operacional do Instituto Doe Seu Lixo e execução da Febracom.

Carnaval Limpo em números: 12 blocos | 14 desfiles | 200 agentes de coleta | 248 diárias serão pagas aos catadores | 700 mil foliões passaram pelos blocos da Sebastiana em 2012 | 8 toneladas é a quantidade de material reciclável coletado em 2012.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: