Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/01/2013 - 07:59

Com apoio do COB, Lutas Associadas inauguram CT no CEFAN

Os atletas brasileiros de lutas (livre e greco-romana) passam a contar com um Centro de Treinamento Internacional de Lutas Associadas para a preparação das equipes masculina e feminina visando aos Jogos Olímpicos Rio 2016. Com o apoio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e da Federação Internacional de Lutas Associadas (FILA), a Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA) inaugurou no dia 24 de janeiro (quinta-feira), no Rio de Janeiro, um Centro de Treinamento que servirá, inclusive, para o desenvolvimento de lutadores da América Latina. O CT, o primeiro da América do Sul, funcionará no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), da Marinha.

Estiveram presentes à inauguração o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman; o presidente da FILA, o suíço Raphael Martinetti; o Comandante do Corpo de Fuzileiros Navais e Comandante Geral do CEFAN, Almirante de Esquadra Marco Antonio Corrêa Guimarães; o Comandante do CEFAN, Gilmar Francisco Ferraço; e o presidente da CBLA, Pedro Gama Filho. No CT, os atletas irão dispor de dois tapetes cedidos pela FILA, alojamentos e alimentação. Ainda pelo convênio com a FILA, a entidade máxima de lutas enviará dois técnicos estrangeiros para auxiliar o desenvolvimento da modalidade. “Este Centro será para o desenvolvimento de lutadores do Brasil e das Américas, assim como a FILA já faz em várias partes do mundo. Tenho a certeza de que o nosso esporte evoluirá muito com este Centro e espero que o Hino Nacional Brasileiro seja tocado muitas vezes nos Jogos Olímpicos Rio 2016”, afirmou Martinetti.

Para o presidente do COB, retornar ao CEFAN é como voltar no tempo. “Este é um dia especialmente feliz para mim. Volto a essa casa para lembrar que o primeiro esporte a utilizar as dependências do CEFAN foi o voleibol, preparação que culminou com a conquista da medalha de prata olímpica em Los Angeles 1984. Aqui os atletas irão dispor de todo o apoio para treinar e se preparar para as competições. Parabéns à FILA pela ação de desenvolver as lutas associadas em todo o mundo e também no Brasil”, afirmou Carlos Arthur Nuzman, que antes de assumir o COB em 1995, foi presidente da Confederação Brasileira de Voleibol e transformou o esporte em uma potência mundial.

O Comandante Geral do CEFAN destacou a importância do convênio e lembrou que as lutas associadas colocam em disputa um grande número de medalhas olímpicas. “Com este centro já implantamos, inclusive, um núcleo militar da modalidade, cujos atletas serão preparados para os VI Jogos Mundiais Militares, em 2015, na Coreia do Sul, e para o Rio 2016. O CEFAN está de portas abertas para este esforço conjunto para 2016”, explicou o Almirante Marco Antonio Guimarães. “Este é um dia histórico para as lutas associadas. Em nome dos atletas, agradeço a todos que trabalharam para que este CT se tornasse realidade”, disse o presidente da CBLA, Pedro Gama Filho.

Após a inauguração oficial do CT, 32 lutadores fizeram uma demonstração nos tapetes. A atleta olímpica Joyce Silva ofereceu uma placa ao presidente da FILA. [www.cob.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira