Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/01/2013 - 06:43

Projeto recolhe tampinhas nas praias cariocas

Com o apoio da Orla Rio, ONG Onda Carioca transforma resíduos em Ecotampas.

A partir do dia 26 de janeiro (sábado), as praias do Rio vão contribuir ainda mais com a sustentabilidade. Apoiada pela Orla Rio, concessionária que administra os quiosques do Leme à Prainha e os postos de salvamento do Flamengo ao Pontal, a organização não-governamental (ONG) Onda Carioca vai disponibilizar 30 postos coletores de tampas de garrafa em diferentes pontos das orlas de Copacabana, Ipanema e Leblon. O conteúdo arrecadado será encaminhado diariamente para a sede da ONG e o lixo transformado em enfeites artesanais, conhecidos como Ecotampas. O produto final volta para os quiosques coletores e é enviado também para barracas credenciadas, onde serão disponibilizados para venda.

Para reforçar a equipe que trabalha na transformação das tampinhas e visando contribuir com o aumento da renda da comunidade em que está inserida, a ONG realizará cursos de capacitação gratuitos em sua sede para ensinar a técnica de reaproveitamento do resíduo aos moradores da Favela do Canal das Tachas, no Recreio. Nas praias, organizará ainda gincanas conhecidas como tamp cross, onde os frequentadores poderão brincar com as tampinhas em uma pista de Fórmula 1 confeccionada por escultores de areia, para estimular o público a contribuir com a campanha.

Hoje, a tampinha de garrafa é um resíduo que escapa ao radar da reciclagem, degradando cada vez mais a cidade. A iniciativa foi tomada pela Onda Carioca por identificar que o resíduo é considerado invisível diante da ausência de iniciativas voltadas para sua adequada destinação final. De um jeito bem carioca, a ONG transforma as tampinhas em artesanatos com formato de broches, ímãs de geladeira e quadros. As chamadas Ecotampas são mais do que peças. Para a organização, eles simbolizam uma inovação ambiental e, principalmente, uma mudança no conceito de materiais alternativos como fonte de renda.

A ONG Onda Carioca vem desenvolvendo o trabalho de reaproveitamento das tampinhas de garrafa desde 2001, ano em que transformou cerca de 1.000 tampinhas. No ano passado, esse número saltou para 10.000 unidades e parte deles viraram inclusive broches oficiais da conferência Rio+20 e das Olimpíadas Rio 2016, presenteados pela Prefeitura do Rio durante o evento na cidade e nas Olimpíadas de Londres. Com o apoio da Orla Rio, a ONG espera multiplicar o resultado dessa campanha e fazer da consciência carioca ainda mais sustentável. Inicialmente, o projeto contemplará apenas as praias de Copacabana, Ipanema e Leblon e tem término previsto para o final de abril, mas a expectativa é de atender em breve toda a orla marítima do Rio.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: