Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/01/2013 - 21:24

Carlinhos Brown e Maestro Spok juntos no desfile do Galo da Madrugada 2013


Mistura de ritmos é uma das apostas do bloco que reúne multidão no centro do Recife (PE), no sábado de Carnaval.

O baiano Carlinhos Brown é uma das atrações do 36º desfile do Galo da Madrugada, que sai às ruas do centro do Recife (PE), no sábado de Carnaval [9 de fevereiro]. O percussionista é convidado especial do bloco e do Maestro Spok, que comanda um dos 25 trios elétricos. Também foram confirmados cerca de 30 artistas locais para o desfile de 4,5 km que este ano traz o tema “O Rio São Francisco deságua no mar do frevo”.

“É um prazer receber esse grande artista nordestino para o maior bloco do mundo”, conta o presidente do Galo Rômulo Meneses. “Já levamos a figura do Galo para o Arrastão em Salvador, Carlinhos Brown adorou. Hoje o Galo está lá no Museu du Ritmo, representando a cultura pernambucana”, ressalta o diretor de marketing do Galo, Guilherme Menezes. O Maestro Spok revelou que já esteve no Carnaval da Bahia a convite de Brown. “Vamos fazer uma grande interação do frevo. É uma honra trabalhar com o Brown, de quem sou fã incondicional”, comemora Spok. Também já estão confirmados nomes como Gustavo Travassos, André Rio, Maestro Forró, Maestro Lima Neto, Almir Rouche, Ed Carlos, Josildo Sá, Rogério Rangel, Benil, Nena Queiroga, Dudu do Acordeon, Gerlane Lops, Som da Terra, Quinteto Violado, Geraldinho Lins e Adryana BB.

Outro convidado especial é o maestro e violinista Israel de França. Olindense de origem humilde, Israel foi estudar música na Europa e fundou a orquestra Sinfonietta de Granada, na Espanha. “Esperamos que o público goste da união do frevo com a música clássica”, conta Rômulo. O maestro esteve recentemente na sede do Galo da Madrugada, onde se apresentou durante o projeto Quinta no Galo, que acontece o ano inteiro.

Além de dos trios, o Galo mantém a tradição dos carros alegóricos, que vão homenagear as embarcações, as lendas e as riquezas encontradas nas águas do Velho Chico, um dos mais importantes cursos d'água do Brasil. Com projeto do cenógrafo Ary Nóbrega, que há mais de 20 anos assina as alegorias, os quatro carros estão quase prontos. “O Galo e Rio têm tudo a ver, pois ambos geram energia e integram a nossa gente”, conta Ary Nóbrega.

No carro abre-alas, o Galo se junta a duas carrancas, figuras folclóricas que eram usadas na proa das embarcações, como forma de espantar os maus espíritos durante a viagem. O primeiro carro também representa a fruticultura tropical do Vale do São Francisco, a principal fonte de subsistência da população da região. O segundo carro remete à energia gerada pelas hidrelétricas do rio, com postes e linhas de transmissão.

Outro carro exibe a Iara, também conhecida como a Mãe D’água, sereia que, diz a lenda, vive nas águas do rio enfeitiçando os homens com sua beleza e atraindo-os para a morte. O quarto carro traz um barco a vapor, popularmente conhecido como “gaiola”. De acordo com as tradições, a primeira gaiola navegou no rio São Francisco em 1870. "Esse é o rio da Integração Nacional, pois circula por vários estados, alimentando, dando energia, e oferecendo subsistência para os brasileiros", explica Rômulo Meneses.

Galo ao contrário-A prévia do Galo da Madrugada, o “Galo ao Contrário”, promete antecipar um pouco da folia de momo no dia 7 de fevereiro (quinta-feira). O percurso inverso ao do desfile oficial tem concentração marcada para as 18h, na Avenida Guararapes, centro do Recife. O desfile, que ocorre há 15 anos, percorre a Rua do Sol, Avenida Guararapes, Avenida Dantas Barreto e encerra em frente à sede do Galo da Madrugada, na Rua da Concórdia, por volta das 23h. Este ano a festa será animada por passistas de frevo e quatro trios elétricos, embalados pelos cantores Gustavo Travassos, Maestro Lima Neto e a Orquestra Metais e pela Banda da Polícia Militar. Paralelamente ao desfile acontece, no Palácio Enéas Freire, o projeto Quinta no Galo, com apresentação do Maestro Forró. Os ingressos custam R$ 30 (individual) e R$ 140 (mesas para quatro pessoas).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: