Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/01/2013 - 16:36

Laboratórios do CPqD oferecem novos ensaios acreditados em vários segmentos

Um deles é o setor automotivo, que passa a dispor de testes inéditos com acreditação da CGCRE.

Campinas - O CPqD acaba de obter acreditação para realizar uma série de novos ensaios em seus laboratórios, especialmente nas áreas automotiva, de equipamentos eletromédicos, eletrodomésticos e industriais e de metrologia legal. Alguns deles são os primeiros no país a obter o selo da Coordenação Geral de Acreditação - CGCRE - unidade que, dentro da estrutura organizacional do Inmetro, tem total responsabilidade e autoridade sobre todos os aspectos referentes à acreditação.

É o caso dos ensaios voltados para o setor automotivo, que deverão registrar um aumento na demanda nos próximos anos, impulsionados pelo Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores (Inovar-Auto). Anunciado recentemente pelo governo federal, esse programa - instituído pelo Decreto 7819, de 2012 - tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento tecnológico, a inovação, segurança, proteção ao meio ambiente, eficiência energética e a qualidade dos veículos e autopeças.

“Para isso, a indústria desse setor precisará investir em pesquisa e desenvolvimento e, também, em uma infraestrutura de laboratórios para a realização de testes das inovações tecnológicas”, afirma Rafael Parada, da Gerência de Inovação e Marketing de Produto da Diretoria de Laboratórios e Infraestrutura de Redes do CPqD. É essa infraestrutura que o CPqD está, inicialmente, colocando à disposição da indústria automotiva instalada no país, com os novos ensaios acreditados pela CGCRE.

Um dos destaques é o ensaio de compatibilidade eletromagnética (características de distúrbios de radiofrequência, segundo a ABNT NBR IEC/CISPR 25) em bombas elétricas de combustível para motores do ciclo Otto, o único com acreditação da CGCRE no Brasil. Além deles, a lista de novos ensaios do CPqD voltados para esse segmento inclui: Requisitos de Avaliação da Conformidade (RAC) de baterias chumbo-ácido para veículos automotores em geral (inclusive motos, triciclos, quadriciclos); emissão de perturbação radiada e imunidade a descargas eletrostáticas (ESD) em veículos rodoviários automotores leves e uma série de testes em peças automotivas - como emissão de perturbação radiada, emissão de perturbação conduzida em terminais de energia elétrica, emissão de transientes conduzidos, imunidade a perturbações de radiofrequência conduzidas em terminais de energia elétrica, entre outros.

“Estamos aproveitando a ampla infraestrutura de laboratórios disponível no CPqD para expandir nossa oferta de serviços de ensaios e testes para outros segmentos do mercado, como a indústria automotiva”, diz Parada. Essa infraestrutura inclui também o Laboratório de Estudos e Aplicações em RFID (tecnologia de identificação por radiofrequência), inaugurado em fevereiro do ano passado. O laboratório dispõe de uma câmara semianecóica com capacidade para fazer avaliações simulando o uso de RFID em ambientes de grandes dimensões (é possível colocar um veículo dentro dela, por exemplo), que está sendo utilizada em alguns dos novos testes acreditados voltados para o setor automotivo.

Perfil-O CPqD é uma instituição independente, com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação (TICs). As soluções do CPqD são utilizadas por empresas e instituições no Brasil e no mercado internacional, em setores como telecomunicações, energia elétrica, financeiro, industrial, corporativo e administração pública. Atuando há 36 anos, o CPqD conta com mais de 1.400 profissionais altamente capacitados, reconhecidos por sua criatividade e comprometimento com elevados níveis de qualidade. Possui hoje o maior programa de P&D da América Latina na sua área de atuação e tem como objetivo contribuir para a competitividade do País e a inclusão digital da sociedade, levando ao mercado tecnologias de produto, sistemas de missão crítica, serviços tecnológicos e consultorias que beneficiam grandes e pequenas empresas, aumentando a eficiência desses negócios e alavancando o empreendedorismo no Brasil. [Twitter: http://twitter.com/cpqd].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira