Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/01/2013 - 06:40

Elipse Power automatiza a subestação Cruz Alta da CPFL

Solução da Elipse Software apresenta rápida integração com os equipamentos da subestação localizada em Olímpia (SP), por meio da utilização dos protocolos IEC 61850 e DNP3, dispensando o uso de gateways ou remotas.

A CPFL Energia é uma holding que atua no setor elétrico brasileiro, por meio da ação de suas subsidiárias dedicadas aos segmentos de distribuição, geração, comercialização de energia e serviços de infraestrutura de instalações elétricas. Recentemente, a empresa comercializadora de serviços do Grupo, a CPFL Serviços, foi contratada pelo Grupo Guarani para realizar a adequação de uma Subestação 138 KV de configuração Tap Simples para Seccionamento e instalar mais 1 Bay de Transformação 25/31,5 MVA, 138-13,8 KV, localizada em Olímpia. Construída em maio de 2012, a subestação tem como objetivo elevar a tensão da energia gerada pela Usina Guarani – Unidade Cruz Alta, sediada em Olímpia, de 13,8 para 138 KV. A partir da experiência observada em outros empreendimentos, a CPFL Serviços decidiu instalar o Elipse Power, solução voltada ao setor de energia elétrica capaz de se comunicar, por meio dos protocolos IEC 61850 e DNP3, com os diferentes dispositivos da subestação (relés de proteção, disjuntores, trafos, etc.).

Através de suas telas, os operadores podem monitorar o status atual dos disjuntores e seccionadoras, além de acompanhar as diferentes grandezas elétricas verificadas na subestação (nível de tensão, corrente e potência). O software também apresenta um sistema de alarmes que alerta os operadores sobre os eventos ocorridos na subestação. Tais comandos podem ser executados tanto da sala de operações da subestação quanto do Centro de Operações do Sistema (COS) da CPFL Paulista, localizado em Campinas (SP). Importante salientar a participação da AFAP Eletro Mecânica e Eletrônica e da ECTECH Projetos e Automação, empresas parceiras subcontratadas pela CPFL Serviços para instalar o Sistema de Supervisão e Controle. Os Relés de Proteção utilizados são da Schweitzer, também parceira da CPFL [www.elipse.com.br] |.Augusto R. Mendes Filho/Elipse Power.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: