Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/12/2012 - 09:01

ECAD obtém certificação do IBOPE para critérios de amostragem de músicas nas rádios brasileiras

Empresa avaliou os processos de amostragem do Ecad para os pagamentos das músicas executadas nas rádios adimplentes de todo Brasil.

O ECAD - Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, entidade que arrecada e distribui os direitos autorais provenientes da execução pública de músicas, acaba de receber a certificação do IBOPE para sua metodologia de amostragem de rádios AM e FM, que contabiliza a quantidade de execuções musicais dentre as rádios adimplentes com o pagamento do direito autoral, com o intuito de possibilitar a justa remuneração aos artistas que têm suas músicas tocadas nesse meio.

A certificação da amostra e do processo amostral do segmento de rádio foram feitos com o IBOPE Inteligência, referência no mercado de pesquisa e especializado em estudos qualitativos e quantitativos nas áreas de opinião pública, política e mercados, entre outras. O IBOPE avaliou e certificou a metodologia aplicada no processo de definição das amostras regionais, seleção das rádios e definição da amostra de 200.000 execuções musicais por trimestre utilizada para pagamento dos direitos autorais das execuções musicais no segmento de rádio.

“O ECAD procurou o IBOPE Inteligência para que fosse avaliada, do ponto de vista estatístico, a metodologia de seleção da amostra do segmento de rádio, visando à obtenção de uma amostra que representasse o universo das músicas tocadas nas rádios brasileiras. O IBOPE constatou que a amostra captada pelo ECAD já era suficientemente robusta, apresentando um percentual de erro bastante baixo, de 0,2 ponto percentual”, explica Mario Sergio Campos, gerente executivo de Distribuição do Ecad.

A certificação do processo amostral, utilizado há anos pelo sistema de gestão coletiva musical brasileiro, passa a contar com o atestado de qualidade do IBOPE, o que comprova que a metodologia praticada pelo ECAD é uma forma justa e correta de retribuição aos artistas que têm suas músicas executadas nas rádios, reforçando o compromisso do ECAD em remunerar, de forma cada vez mais precisa, os titulares de música.

Entenda como funciona o processo amostral de rádio-Considerando a enorme quantidade e diversidade de emissoras de rádio AM e FM pelo Brasil, o ECAD utiliza o critério da amostragem estatística das execuções musicais para distribuir para artistas e músicos os valores arrecadados das rádios adimplentes. Este critério é comumente utilizado nos demais países e só considera as emissoras adimplentes, isto é, as que pagam direitos autorais.

Para realizar a distribuição trimestral do segmento de rádio é utilizada uma amostra de 200.000 execuções provenientes das rádios adimplentes de todo Brasil. As músicas que compõem essa amostra são captadas em gravações realizadas pelas próprias unidades do ECAD através do Ecad.Tec CIA Rádio, sistema próprio que realiza a captação direta da programação e identificação automática das músicas executadas, além de planilhas de programação musical enviadas pelas próprias emissoras de rádio, em especial as do interior.

A amostra é desmembrada considerando as cinco regiões geográficas do Brasil: Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Isto significa que o valor total arrecadado das emissoras de rádio de determinada região é dividido pelo total de obras captadas nas programações das rádios adimplentes desta mesma região. Ao todo, são aproximadamente 3.000 emissoras, das quais 1.000 têm suas grades analisadas a cada trimestre.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: