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18/12/2012 - 06:37

Grupo ZF realizará uma série de investimentos em Sorocaba até 2016

Uma nova planta industrial e uma expansão de fábrica serão iniciadas em 2013, além de centro de desenvolvimento de protótipos.

Entre 2012 e 2016, investimentos de R$ 532 milhões serão aplicados no aumento da capacidade produtiva e outras áreas da empresa além do desenvolvimento de novos produtos.

O Grupo ZF deu início a uma série de investimentos em infraestrutura e tecnologia no Brasil. Até 2016, a empresa prevê a aplicação de R$ 532 milhões em uma nova fábrica para componentes de metal-borracha e plástico, uma nova linha de montagem das transmissões da linha média de ônibus e caminhões, nova linha de eixos agrícolas, além de um centro de desenvolvimento de protótipos.

Nem mesmo o fraco desempenho do setor de caminhões e ônibus em 2012 – que forçou uma redução na produção de transmissões – alterou os objetivos da ZF para os próximos anos. “Com a introdução do programa Inovar Auto em 2012, as montadoras estão obrigadas a investir no conteúdo nacional de seus veículos leves e pesados. A ZF sempre produziu localmente grande parte de seus produtos, e com a série de investimentos previstos, vamos aumentar ainda mais a nossa participação no mercado automotivo brasileiro. Acreditamos – e temos sinais e perspectivas dos grandes players – na retomada de produção e vendas para 2013”, diz João Lopes, Diretor ZF Services e Marketing América do Sul.

Entre os reflexos diretos para a cidade de Sorocaba, a ZF prevê que, quando houver esta retomada, haverá necessidade de novas contratações.

Para estreitar as relações com seus colaboradores, o Grupo ZF investe em um programa forte de treinamento: “Entre janeiro e novembro deste ano, treinamos 2.091 colaboradores, em um total de mais de 52.000 horas de treinamentos”, explica o diretor João Lopes.

Os investimentos na área industrial Em 2012 a ZF apresentou a sua nova linha de montagem das transmissões para veículos da linha média. O índice de nacionalização dos produtos tem previsão de chegar a 60% já no próximo ano, sendo a capacidade produtiva na ordem de 45.000 transmissões por ano. As transmissões são a ZF- Ecolite e a ZF- Ecomid. A primeira é de seis velocidades e sua aplicação destina-se a ônibus. Hoje, o principal cliente é a fabricante MAN Latin America, que utiliza transmissões ZF em 98% de sua linha de ônibus. Além da ZF-Ecolite, também é produzida a versão automatizada da transmissão, a ZF-ASTronic Lite. A nova linha também produz a ZF - Ecomid, transmissão manual de nove velocidades para caminhões. Atualmente, a ZF fornece o produto para a MAN Latin America e para a Iveco.

Para continuar alimentando o “DNA” de inovação da ZF, foi construído um centro de desenvolvimento de protótipos, dentro da planta de Sorocaba. O prédio conta com uma área construída de cerca de mil metros quadrados, e tem como objetivo aumentar a capacidade de customização de produtos para as necessidades do mercado, cada vez mais exigente e competitivo. Uma importante novidade já em 2013 será a inauguração de uma nova fábrica da Unidade de Negócios Componentes de Metal-Borracha e Plástico. Esta fábrica será responsável pelo processo de vulcanização de borracha, adesivação e injeção de plásticos. O investimento será de R$ 15 milhões, com uma área construída de 6.500 metros quadrados e contará com 150 funcionários. Também em 2013 haverá o anúncio da ampliação da fábrica de Sorocaba, prevista para os próximos anos.

Perfil-Grupo ZF é um dos líderes mundiais no fornecimento de sistemas de transmissão e tecnologia de chassis para o setor automotivo. Com mais de 72 mil colaboradores e 117 operações em 26 países, registrou vendas de 15,5 bilhões de euros em 2011. Na América do Sul, a ZF possui cinco unidades em Sorocaba, São Bernardo do Campo, Araraquara (SP), Belo Horizonte (MG) e San Francisco (Argentina), e tem como presidente Wilson Bricio. Com cerca de 5,7 mil colaboradores e vendas de R$ 2,2 bilhão, fabrica transmissões para veículos comerciais, sistemas de direção, sistemas de embreagens, amortecedores e componentes de chassis para veículos comerciais e de passeio, além de eixos e transmissões para máquinas agrícolas e reversores marítimos.

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