Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/12/2012 - 05:31

“Banho gaúcho”, criado na Quinta da Estância, reduz consumo de energia

Método sustentável de aquecimento de água utilizando churrasco reduz consumo de energia na Fazenda Quinta da Estância.

Esquentar a água do banho com a ajuda do churrasco. O método inovador foi idealizado pela Quinta da Estância. O sócio fundador da maior fazenda de turismo rural pedagógico do Brasil, Lucídio Goelzer, criou o sistema de otimização do calor gerado pela churrasqueira com o objetivo de economizar energia no final do mês. “Pensamos sempre em métodos sustentáveis de trabalho. Quando vi que o calor do churrasco poderia aquecer a água, passei a utilizar o sistema em boa parte da Fazenda”, explicou.

O projeto é utilizado há pouco mais de um mês e já produziu resultado. A técnica do aquecimento da água por meio do churrasco funciona a partir de um sistema de serpentina que é fixada no fundo da churrasqueira. Quando o fogo é feito sobre essa serpentina, a água que ali se encontra esquenta e sobe naturalmente até um reservatório de última geração que mantém a água quente por até dois dias. O reservatório abastece 12 chuveiros nos alojamentos e salão de eventos da Quinta da Estância, que antes eram aquecidos por energia elétrica, reduzindo 68.400 watts de consumo.

“Como fazemos churrasco todos os dias, essa tecnologia simples que criei tornou-se uma estratégia de sustentabilidade e eficiência energética para a empresa. Não existe nada melhor que utilizar a tradição do gaúcho para cuidar do planeta”, exemplificou Goelzer.

Quinta da Estância-Fundada em 1992, a Quinta da Estância é a maior fazenda de turismo rural pedagógico do Brasil, pioneira em ações de educação ambiental e sensibilização ecológica. Foi o primeiro empreendimento turístico do Brasil aceito como Signatário do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e uma das 350 empresas do mundo a participar do Caring for Climate, seleto grupo da ONU especializado no combate às mudanças climáticas do planeta. Em 2009, recebeu o reconhecimento Estadual e Nacional do Prêmio MPE Brasil – categoria Responsabilidade Social, concorrendo com mais de 57 mil empresas de todo o país. O empreendimento também possui, desde 1995, o primeiro criadouro conservacionista do Brasil com finalidade pedagógica, que cria a reproduz animais silvestres, especialmente em vias de extinção.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira