Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/12/2012 - 07:44

Presidente da Ordem dos Arquitetos de Portugal classifica obra de Niemeyer como "revolucionária"

Para João Belo Rodeia, a genialidade do arquiteto brasileiro vai continuar inspirando profissionais em todo o mundo.

Brasília - A capacidade de encantar o mundo com sua criação, respeitando as condições e características culturais de seu país, é uma das marcas mais significativas da obra de Oscar Niemeyer, na avaliação do presidente da Ordem dos Arquitetos de Portugal, João Belo Rodeia. Para ele, a genialidade do arquiteto brasileiro vai continuar inspirando profissionais em todo o mundo.

"Ele tinha uma capacidade incrível de reunir o moderno ao colonial e ao cotidiano das pessoas na rua. Além disso, sabia adaptar sua arquitetura a alguma escassez de material no Brasil [principalmente na década de 1950]. Isso nos influenciou muito porque Portugal também não era rico em condições tecnológicas. Nossos arquitetos olhavam para ele e para sua obra e viam que era possível aliar o moderno à cultura do país", disse Baleia, que participou no dia 6 de dezemdbro (quinta-feira),do Seminário Internacional de Arquitetura e Urbanismo. O evento, reúne até amanhã (7), em Brasília, arquitetos brasileiros e palestrantes de outros países para discutir os desafios da profissão.

Baleia classificou a obra de Niemeyer como "revolucionária" e disse que foi a "grande fonte de inspiração" para os arquitetos portugueses, sobretudo, logo após a segunda guerra mundial. "Nesse período, a arquitetura brasileira era a grande novidade no mundo e Niemeyer contribuiu, indiretamente, para que a arquitetura portuguesa se tornasse moderna. Sua influência em Portugal foi muito grande, muitos arquitetos portugueses vieram ao Brasil e alguns até trabalharam com ele", comentou.

O presidente da Ordem dos Arquitetos de Portugal, entidade que reúne 20 mil profissionais, lembrou que, apesar da influência que exerceu, há apenas uma obra assinada por Niemeyer no país: o Casino Park Hotel. O edifício, de 1976, faz parte do complexo turístico do Funchal, na Ilha da Madeira.|PD.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira